Tecnologia e inovação são a saída para as empresas encontrarem talentos

As pessoas certas assumindo os cargos certos é um dos segredos de empresas de sucesso. Nesse contexto, o recrutamento e a seleção de candidatos são fundamentais, porém demandam investimento de tempo e dinheiro. Por isso, muitos setores de RH buscam cada vez mais tecnologia e inovação para tornar esse processo mais rápido e assertivo.

“A tecnologia é um meio de amplificação da capacidade humana. Hoje existem ferramentas de avaliação de preferências comportamentais, formas de execução de tarefas, personalidade, estilo de liderança e até aquelas que detectam atitudes psicóticas”, comenta Gilberto Guimarães, professor da Business School São Paulo e especialista em liderança positiva. Guimarães participará do webinar ao vivo e gratuito “O Uso da Tecnologia na Contratação de Talentos”, no dia 17 de fevereiro, às 14h. O webinar é promovido pela JobCoach e UpTalent, e as inscrições devem ser feitas por meio deste link: Webinar Gilberto Guimarães

Dentro do tema proposto para o webinar serão discutidos exemplos de ferramentas que agilizam o recrutamento, como aplicar esses softwares dentro de uma determinada vaga e contexto, as dificuldades que as empresas e setores de RH ainda encontram ao usar a tecnologia e principalmente a importância do uso destas ferramentas para evitar erros nas contratações.

Segundo levantamento da Wiser, divisão especializada em recolocação de executivos de nível médio da multinacional de Recursos Humanos Gi Group, a contratação de um profissional com perfil inadequado durante um ano pode custar até três salários anuais – e no Brasil, com os impostos, este valor é ainda mais alto. Nesse sentido, o uso da tecnologia é uma estratégia importante para realizar um recrutamento mais assertivo, não somente na pré-avaliação de candidatos mas também durante a própria entrevista.

“As pessoas fazem entrevistas com candidatos e apostam, muitas vezes, no seu feeling. O feeling pode existir, mas se confunde com a empatia do recrutador pelo candidato. Acabamos escolhendo as pessoas mais parecidas conosco. Por isso até mesmo nas entrevistas podemos fazer uso de ferramentas tecnológicas que avaliam os micromovimentos faciais do profissional. Tecnologias que, cada vez mais, conseguem determinar e prever a atuação das pessoas dentro de um determinado cargo”, conclui Gilberto.

Sobre os organizadores do Webinar
Além de ferramentas conhecidas internacionalmente como o LinkedIn, o mercado brasileiro também disponibiliza softwares que vão desde publicação de vagas, ajuda na filtragem de candidatos, análise técnicas e comportamentais. As empresas organizadoras do webinar são exemplos de tecnologias para recrutamento.

A Uptalent, por exemplo, disponibiliza testes online de 20 minutos monitorados por webcam para empresas avaliarem tecnicamente os candidatos já no momento de seleção de currículos, nas áreas de Idiomas, Conhecimentos Gerais, Desenvolvimento Web e Marketing Digital.

A JobCoach, por sua vez, oferece avaliações de competências tanto para uso dos o recrutadores quanto para profissionais que desejam ampliar seu autoconhecimento. Para o RH, há testes que avaliam a aderência dos candidatos a uma determinada vaga, que podem ser personalizados para a empresa. Já os profissionais podem obter serviços de avaliações de competências, avaliação 360º, ranking de seus pontos fortes, relatório de alinhamento profissional, entre outros.

SERVIÇO
O QUÊ: webinar ao vivo e gratuito sobre o “Uso da Tecnologia na Contratação de Talentos”, com Gilberto Guimarães, professor da Business School São Paulo e especialista em liderança positiva, que atuou durante anos como diretor da BPI Brasil, especializada em gestão de carreiras, coaching e reestruturação de empresas.
QUANTO: 17 de fevereiro, 14h.
ONDE: inscrição pelo link Webinar Gilberto Guimarães
DESCRIÇÃO: serão discutidos exemplos de ferramentas que agilizam o recrutamento, como aplicar esses softwares dentro de uma determinada vaga e contexto, as dificuldades que as empresas e setores de RH ainda encontram ao utilizar a tecnologia e principalmente a importância do uso destas ferramentas para evitar contratações erradas e encontrar os melhores talentos para a empresa.
Website: http://uptalent.co/