TCL Multimedia anuncia cooperação estratégica com a SEMP, uma marca de eletrodomésticos líder brasileira, antes dos Jogos Olímpicos do Rio

TCL Multimedia Technology Holdings Limited (“TCL Multimedia” ou
“Group”, código de ação SEHK: 01070.HK) anunciou hoje a assinatura de um
memorando de entendimento (MOU) com a SEMP (“SEMP”), a empresa
brasileira líder em eletrodomésticos, para investir mutuamente 200
milhões de reais, o equivalente a aproximadamente 60 milhões de dólares,
na empresa de joint venture (“empresa de JV”) SEMP TCL constituída no
Brasil, com início das operações formais em 1 de agosto de 2016. Este é
um passo importante na estratégia de internacionalização da TCL
Multimedia e uma etapa essencial de sua expansão para os mercados de
eletrodomésticos brasileiro e sul-americano.

Esta Publicação Smart News contém multimédia. Ver aqui a publicação na íntegra:
http://www.businesswire.com/news/home/20160722005863/pt/

TCL Multimedia’s Chief Executive Officer Mr. BO Lianming (middle), Chief Financial Officer Mr. Micha ...

TCL Multimedia’s Chief Executive Officer Mr. BO Lianming (middle), Chief Financial Officer Mr. Michael Wang (2nd on the left), Executive Deputy General Manager of Overseas Business Centre Mr. Farris Xie (1st on the left), CEO of SEMP TCL JV Company Dr. Ricardo Freitas (2nd of the right) and VP of SEMP Mr. Felipe Hennel Fay (1st on the right) attended the Joint Venture Press Conference (Photo: Business Wire)

A SEMP é uma das maiores empresas de eletrodomésticos no Brasil com
forte reconhecimento da marca. Ela fabrica e vende produtos que variam
de TVs e eletrodomésticos de pequeno porte a home theaters e outros
produtos eletrônicos de consumo. Contando com uma forte capacidade de
produção, logística, entrega e distribuição, a SEMP tem mais de 8.000
pontos de venda e cerca de 400 pontos de atendimento pós-venda no
Brasil. Nos termos do acordo, as duas partes criarão uma importante
sinergia ao colaborar conjuntamente em várias funções, incluindo
pesquisa, cadeia de suprimentos, produção e vendas. A empresa de JV vai
se concentrar em sua atividade principal de produção e vendas de TVs TCL
e SEMP, além de outros eletrodomésticos de pequeno porte com
posicionamento do produto, principalmente, nos segmentos médio a alto do
mercado. De acordo com o plano de negócios, a empresa de JV pretende
aumentar para 10% sua participação no mercado de produtos de TV no
Brasil e alcançar uma posição entre os três primeiros colocados no
ranking do setor em até três anos. Nesse contexto, espera-se que as
vendas de produtos da marca TCL cheguem a 800.000 aparelhos, alcançando
uma fatia de mercado de 8% no Brasil.

Farris Xie, vice-gerente geral executivo do Centro de Negócios no
Exterior da TCL Multimedia, disse: “O Brasil tem uma população de
aproximadamente 209 milhões e é um dos maiores países do mundo em termos
de população e capacidade do mercado, apresentando um imenso potencial
de crescimento. Essa parceria estratégica é um momento marcante para a
expansão da TCL Multimedia no exterior e estabelece um benchmark para o
desenvolvimento das marcas chinesas no Brasil. Atualmente, estamos
presentes no Sudeste Asiático, Europa, América do Norte e América
Central, Oriente Médio e África. Por meio da colaboração com a SEMP,
vamos aproveitar sua extensa rede de vendas no Brasil, sua ampla
experiência local e a forte gestão da cadeia de suprimentos da TCL (de
fabricação de telas até a montagem de toda a unidade), bem como a
excelente força do produto, para alcançar sinergias mútuas. Isso também
vai acelerar o ingresso da TCL nos segmentos médio a alto do mercado
local de eletrodomésticos para penetrar no mercado sul-americano de
grande potencial”.

A TCL Multimedia, como uma pioneira na internacionalização de empresas
chinesas, leva a vantagem de ser a primeira na expansão para os mercados
no exterior. O Group estabeleceu a sua primeira base de produção no
exterior no Vietnã, cobrindo o Sudeste Asiático desde 1999, e, em
seguida, estabeleceu bases de produção na Polônia e México para otimizar
ainda mais o seu plano industrial na Europa e América do Norte e
Central. Recentemente, o Group assinou um acordo de cooperação com o
ELARABY Group, uma gigante de eletrodomésticos egípcia, para estabelecer
uma base de produção no Egito com expansão de vendas para os mercados do
Oriente Médio e África. O anúncio desta empresa de JV com a SEMP é feito
às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio, visto que o Group pretende se
concentrar no Brasil com cobertura de vendas na América do Sul,
aumentando ainda mais a sua disposição estratégica para a
internacionalização.

Na cooperação com a TCL Multimedia, o ex-CEO da SEMP e agora CEO da
empresa de JV SEMP TCL, Dr. Ricardo Freitas , afirmou: “a TCL é
uma das três principais fabricantes de TV do mundo, com 23 centros de
pesquisa, 21 bases de produção e mais de 80 escritórios nacionais e
regionais em todo o mundo, operando em mais de 160 países e regiões.
Além disso, é a única empresa verticalmente integrada na China, que se
orgulha de contar com a fabricação de painéis de exibição, módulos e
chips, assim como com a montagem de produtos sob o mesmo teto, e de
possuir tecnologias de exibição de última geração, tais como o ponto
quântico e exibição impressa. Acreditamos fortemente que, em virtude dos
pontos fortes da TCL em tecnologia de produtos e integração da cadeia de
suprimentos, combinados com a capacidade superior da rede de vendas,
marketing e distribuição da SEMP, a empresa de JV criará grandes
oportunidades para ambos os lados para obter uma maior participação de
mercado e trazer excelentes benefícios”.

Sobre a TCL Multimedia

Com sede na China, a TCL Multimedia Technology Holdings Limited (código
de ação HKSE: 01070) é uma das principais líderes da indústria mundial
de TVs, empenhada na pesquisa e desenvolvimento, fabricação e
distribuição de produtos eletrônicos de consumo. Por meio de um novo
modelo de negócios orientado para o produto-e-usuário com foco
principalmente em uma estratégia “mais que o dobro” (“double +”), que
inclui “inteligência + Internet” e “produtos + serviços”, como a
principal orientação, a TCL se empenha para se tornar uma “empresa de
tecnologia de entretenimento global” que oferece soluções integradas de
entretenimento aos clientes. De acordo com os últimos dados do IHS
Technology, o Group foi classificado como o No 3 no mercado global de TV
LCD com uma participação de mercado de 5,56% e como o No.3 no mercado de
PRC TV LCD com uma participação de mercado de 14,04% em 2015. Para mais
informações, visite o seu site: http://multimedia.tcl.com.

Sobre a SEMP

A SEMP foi fundada em 1942 em São Paulo, Brasil, e em 1977 deu início a
uma joint venture com a Toshiba. Atualmente, a SEMP é uma das maiores
empresas locais de eletrônicos de consumo do Brasil, principalmente
envolvida na produção e venda de TVs, eletrodomésticos de pequeno porte,
home theaters e outros produtos eletrônicos de consumo para o mercado
brasileiro. Contando com uma forte capacidade de produção, logística,
entrega e distribuição, a SEMP tem mais de 8.000 pontos de venda e cerca
de 400 pontos de atendimento pós-venda no Brasil. Para mais informações,
acesse: https://www.semptoshiba.com.br/.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada.
As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se
referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que
tem efeito legal.

Contato:

Cornerstones Communications Ltd. pela
TCL Multimedia
Technology Holdings Limited

Ivan Kau/Sara Qian/Victoria Chiu
Tel.:
(852) 2903 9285/2903 9282/2903 9281
Fax: (852) 2887 1712
E-mail:
tcl.multimedia@cornerstonescom.com

Fonte: BUSINESS WIRE