Startup do RS vem se destacando ao ajudar grandes empresas a melhorar sua performance

A Scoreplan, que nasceu no final de 2017 na cidade de Caxias do Sul, desenvolveu uma plataforma que potencializa a gestão estratégica das empresas através de uma gestão ágil e visual de Indicadores, Ações/Atividades, Projetos e de todo o Planejamento Estratégico.

O CEO da Scoreplan, João Paulo Colleoni, explica que a decisão de criar a plataforma se deu após uma pesquisa, realizada com mais de 100 empresas da região, onde apenas 4% delas tinha o hábito de planejar no longo prazo, e as demais desacreditavam dos resultados que esse processo traria; ao fazer uma análise mais profunda no entanto, foi identificado que a falha do planejamento estava quase 100% das vezes na falta de execução.

Segundo o Brazil Digital Report, relatório sobre a economia digital brasileira, publicado pela McKinsey & Company recentemente, a taxa de mortalidade das empresas brasileiras é alta; 67% dos negócios fecham em cinco anos pelos seguintes motivos:

– Falta de clientes
– Falta de capital
– Falta de conhecimento
– Impostos
– Inadimplência
– Concorrência
– Burocracia
– Marketing falho
– Crises
– Falta de Crédito
– Outros

Além disso, pesquisas e estudos realizados pelo Sebrae em 2016 apontavam que a falta de Planejamento era a causa número 1 do fracasso dos negócios no Brasil. Ao analisar o contexto, os fatores apontados pelo relatório da McKinsey como causas de fechamento dos negócios; falta de clientes, falta de capital, etc. podem também ser resumidos em: Falta de Planejamento.

Com uma interface intuitiva, alertas configuráveis e integração com fontes externas, a plataforma da Scoreplan garante a execução daquilo que foi planejado; seja um Projeto, um simples Plano ou um Planejamento Estratégico completo.

A Startup já acumula bons cases e números; atualmente está presente em mais de 10 estados brasileiros, e atende mais de 70 empresas e 1400 usuários.

Informações centralizadas e mais visuais, reuniões mais objetivas, maior assertividade nos números dos indicadores, mais facilidade no gerenciamento das ações e um maior envolvimento da equipe de coordenação” diz Felipe Alvares, Coordenador de TI da SUMIG, empresa especializada em soluções para solda e corte.

Ao ser questionado sobre a sua percepção quanto a efetividade no uso da plataforma, Felipe ressaltou que a demora excessiva para a tomada de decisão, e a tomada de decisão por si só, embasada em dados e informações incorretas, pode levar a resultados catastróficos nos números da empresa. E nesse sentido, o Scoreplan ajudou a agilizar a tomada de decisão, assim como entregou informações mais precisas e análises mais acuradas.

“O Scoreplan gerou aprendizagem organizacional no momento em que estimulou o pensamento estratégico, a visão macro e deu agilidade na tomada de decisões e no ajuste do Planejamento Estratégico antes mesmo das reuniões de revisão periódica. O mundo é dinâmico e a empresa também precisa ser, comemora a Gerente Administrativa da AND, fabricante de equipamentos de gastronomia que figura na lista das 108 empresas mais inovadoras do país.

 

O Case mais recente da Startup é o da SOPRANO, uma empresa com mais de 65 anos de mercado, 7 unidades de negócio, 4 plantas de manufatura, 6 centros de distribuição, mais de 1.000 funcionários e um portfólio de mais de 5 mil itens produzidos pela marca para o mercado brasileiro e demais países da América Latina.

Fabrício Justo, Coordenador de Planejamento Estratégico, conta que a empresa possui dois grandes projetos para o ano de 2019 que objetivam: redução de custos e aumento de receita. Seu desafio como gestor era encontrar um plataforma em que ele pudesse unificar a gestão desses projetos, e de todo o Planejamento Estratégico da empresa; Objetivos, Iniciativas, Ações e KPIs.

Veja o case completo da SOPRANO no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=U-fC4O7zSiA

 

A Scoreplan tem figurado importantes pesquisas e relatórios sobre o mercado de Startups do país. Atualmente está participando de três processos de aceleração; para escalar e globalizar vendas.

 

Website: http://www.scoreplan.com.br