Sistema ERP: a gestão empresarial não precisa ser tão complicada

No início de um novo negócio, é comum o empreendedor utilizar meios manuais para gerenciar tarefas internas como gerar notas fiscais, fazer o controle de pedidos e estoque etc. As boas e velhas planilhas de excel são ótimas para isso, porém até quando?

Com o crescimento da empresa, novas demandas e oportunidades de negócio, o fluxo de informações que deverão ser inseridas aumentará consideravelmente, é nesse momento que a gestão desses processos que antes pareciam mais simples, começarão a gerar dores de cabeça. O que fazer nesse momento para não se afundar em planilhas e pilhas de papéis? A solução pode ser implementar um ERP.

Com um ERP (do inglês Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de recursos empresariais) a gestão empresarial ficará muito mais simples e padronizada. Um bom sistema de ERP oferecerá módulos específicos para suas necessidades e trará vantagens consideráveis para o seu negócio.

Ordem na casa

Um dos principais pontos para a saúde de uma empresa é ter dados alinhados, certo? Se na sua empresa cada setor usa uma fonte de dados diferente da outra, em algum momento ocorrerão divergências de números.

Através de um sistema de gestão, é possível centralizar todas as informações em um único lugar e acessar históricos de mercadorias, vendas, valores e muito mais – sempre que necessário. Integrar dados de todos os departamentos em uma mesma plataforma não só facilita o acesso e padroniza as mesmas como também organiza as informações de forma mais precisa e evita confusões futuras.

Mercadoria parada é dinheiro perdido

É regra primordial para gerar uma boa receita: Seu estoque tem que rodar. Se existe algum produto com um giro de estoque baixo (ou zerado) isso significa que você está tendo prejuízo com ele.

Identificar esse produto em tempo hábil é mais do que necessário para trabalhar em ações que aumentem o giro de estoque dele, certo? Com um sistema ERP esse tipo de situação pode ser automatizado e você poderá perceber em tempo real produtos parados no seu estoque e agir com mais rapidez e eficácia.

Menos custos, mais produtividade

Com um sistema integrado você terá o controle mais preciso de todos os elementos que geram custos da sua empresa, seja mão de obra, materiais, mercadorias (como mencionamos acima) etc. Com o controle total em mãos, fica muito mais fácil gerenciar os custos, evitar desperdícios e criar um fluxo operacional muita mais saudável.

A produtividade dentro da empresa também aumenta com a automação de processos via ERP. Com o ganho de tempo que a automação proporcionará, sua equipe poderá focar em outras funções e obter ganhos significativos de performance.

Padronização, ganhos na performance, menor chance de erros e maior precisão no negócio, são apenas algumas das vantagens que um ERP pode proporcionar para sua empresa. Conheça o VHSYS, um sistema de gestão empresarial online completo com funcionalidades que se encaixam perfeitamente nas vantagens mencionadas aqui!

Gerenciar uma empresa não é um processo fácil, mas com um bom sistema de gestão algumas etapas podem ser menos complicadas!

Conheça o VHSYS: http://vhsys.com.br/erp-online/