Segundo dados, mais de 40% das empresas de logística ainda usam planilhas como ferramenta de gestão

Segundo o estudo realizado pelo Grupo AutoVistoria, mais de 40% das empresas do setor de logística ainda usam planilhas como principal ferramenta na hora de contratar autônomos, e 23%­­ das transportadoras não usam nenhuma aplicação TMS –  Transportation Management System (Sistema de Gerenciamento de Transportes), para gerenciar as demandas de fretes. E mais: 25% dos donos, sócios e CEOs das empresas pesquisadas não sabem quais ferramentas estão sendo usadas dentro das próprias empresas.

Aproximadamente 400 pessoas participaram da pesquisa. Desses, 70% – sócios, donos, CEOs, diretores ou gerentes das empresas transportadoras – tiveram como principal objetivo entender o comportamento, atitudes, motivações e perspectivas deste setor em todo território nacional.

Uma grande preocupação dos empresários do setor de logística é a seguinte: se as empresas não evoluírem para uma gestão inteligente, através de um excelente TMS, (Transportation Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Transporte e continuarem lançando seus planejamentos em planilhas de excel, possivelmente perderão mercado para concorrência neste ano de 2019.

Por isso a Central System, empresa de tecnologia, mostra em detalhes quatro passos fundamentais que podem impulsionar as logística por meio de uma gestão Inteligente:

1- Controle de Pátio

Um eficiente controle de fluxo de caminhões, gera ganhos representativos nas operações logísticas, além de aumentar a eficiência e rapidez, permitindo que haja planejamento para ajustar e identificar gaps de melhoria na operação.

O sistema de solução de controle de pátio, permite que os operadores alertem imediatamente os motoristas que estão em espera em seus caminhões no pátio. De maneira ativa, o sistema cria alertas indicando para qual doca o caminhão deverá ir. Através de painel de alertas, é possível ver em tempo real onde se encontra cada veículo no pátio.

Principais benefícios:

Reduz atrasos por falta da presença do motorista;
Maior rapidez e eficiência no embarque e desembarque de cargas;
Fornece relatórios gerenciais de tempo de espera, entre outros (ON-LINE);
Elimina o uso de microfone e alto-falante;
Elimina a necessidade de um funcionário para acionar os motoristas;
Identifica geolocalização do veículo estacionado e locais vagos;
Informa quais veículos estão fora de uso, em manutenção;
Controle de volumetria e custo: saiba qual o veículo apropriado para cada tipo de entrega.

2- Monitoramento da Gestão de Entrega

Monitorar qualquer entrega, sabendo em tempo real problemas como: Extravios, atrasos, avarias, lacre violado, temperatura do baú fora do padrão, entre outros. Um bom sistema permite que se tenha todas essas informações, entre tantas outras, reduzindo os custos, perdas, e aumentando a produtividade da empresa.

Principais benefícios:

Entregas por mobilidade (Celular ou Tablet);
Ocorrências nos pontos de entrega customizáveis;
Assinatura do recebedor na tela do celular/tablet;
Confirmação de entrega de volumes por leitura de código de barras;
Fotografia do local, de avarias, de canhotos, ou qualquer necessidade de ocorrências;
Envio de novas coletas durante o trajeto e para o veículo mais próximo;
Controle de km/h, paradas, trajetos, pernoite, cerca eletrônica e alertas configuráveis;
Tracking do trajeto do veículo por GPS, podendo ser comparado com o roteirizador;
Logística reversa (acompanhe tudo que está sendo embarcado para devolução).

3- Manutenção de Frotas

Em uma operação de logística o custo de ter a frota parada é muito alto.
É fundamental para gestão ter indicadores e alertas que assegurem que o veículo faça suas mais diversas manutenções periódicas na hora certa, como: rodízio de pneus, troca de óleo, controle de consumo. Você customiza livremente.

Principais benefícios:

Alertas prévios para manutenção preventiva de qualquer item (de troca de óleo a rodízio de pneus);
A qualquer momento de uma entrega, o motorista poderá alertar para uma necessidade de manutenção ou sinalizar pequenas ou grandes avarias no percurso;
Módulo adicional opcional para controle de peças, alçada de liberação e cotação de compra;

4- Gestão de Equipe

O controle das várias etapas gera um aumento de produtividade e redução dos custos de entrega.

Controle de horas extras, parada não autorizada, pernoite e intervalos;
Velocidade média que o veículo está trafegando;
Controle da equipe que está fazendo a entrega (motorista e ajudantes);
Controle de multas, avarias e acidentes, vinculados ao motorista (histórico completo);
Controle de trajeto e cerca eletrônica da entrega;
Histórico de ocorrências vinculado ao motorista (avarias de entrega, falta de volumes…);
Controle e alertas para o Check-in e Check-out de cada entrega (início e término previsto);

Através de um painel de controle totalmente customizável e leve que permite acompanhar em tempo real, a performance e problemas da frota, entregas e equipe. Relatórios analítico e sintético darão detalhes que poderão auxiliar no controle e sinalizar oportunidades de melhoria na operação.

 

Em nossas pesquisas nos deparamos uma empresa que nos auxiliou no tratamento destas informações e que pudesse fazer uma gestão inteligente de toda operação logística: a Central System, uma empresa capaz de transformar dados em resultados.

Conhecendo um pouco mais sobre o “know-how” da Central System, foi possível observar que, está consolidada no mercado desde 2012, trabalhando com empresas dos mais variados segmentos e tamanhos de mercado.

De acordo com o CEO da Central System, Eduardo Augusto, a adesão ao sistema de gerenciamento de transportes (TMS), tem como objetivo, motivar o crescimento exponencial das empresas, oferecendo uma vantagem competitiva no mercado. “Nossa ferramenta é completa e as empresas de transporte que utilizam o nosso TMS, estão sempre um passo à frente para o aumento de produtividade e lucro”, enfatiza.

Segundo ele, o TMS funciona de maneira on-line e off-line e possui sistema web e mobile (Celular ou Tablet) a um clique de alcance. Entre outras funcionalidades, a ferramenta também permite: monitorar sua entrega sabendo em tempo real problemas como extravios, atrasos, avarias, lacre violado, logística reversa e temperatura do baú fora do padrão. Gestão de equipe através do acompanhamento de horas extras e multas. Controle de estoque de peças, licitação de compra e alçada de liberação, controle e conferência de carga, rentabilidade, validação com nota fiscal de terceiros, gráficos e relatórios customizáveis, controle de consumo, controle preventivo e inspeção, controle de pátio através da ordem e posição do veículo e agenda de doca em caso de caminhão. 

“Um dos diferenciais da Central System é, oferecer aos seus clientes o máximo controle e a administração de todo o processo. Além disso, uma ferramenta eficiente de controle de frota gera ganhos representativos nas operações logísticas, além de aumentar a eficiência e rapidez, permitindo que haja planejamento para ajustar e identificar melhorias na operação”, finaliza.

Os clientes da Central System são contemplados com excelência no atendimento e na prestação de serviços de Troca estruturada de dados, Rastreamento, Segurança, Automação e outros serviços que são prestados, tudo isso on-line, em tempo real.

Portanto leitor, se tudo isso fez sentido para você, recomendo que acesse www.centralsystem.com.br para conhecer mais sobre como gerar mais resultados na sua operação de logística.

Website: http://www.centralsystem.com.br