Satisfação do trabalhador brasileiro cai no segundo trimestre de 2018

Crise econômica e política, e vésperas de eleições, o cenário brasileiro não está em seus melhores dias e isso tem impactado negativamente no ambiente interno das empresas. De acordo com o Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) 2018, a satisfação dos colaboradores com o trabalho caiu durante o segundo trimestre de 2018, o IQVT foi de 5,91 pontos (em uma escala de 0 a 10), apresentando queda de 13% (6,83 pontos) em relação ao mesmo período no ano passado.

O Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho, ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho por meio de um teste online, chegou a esta conclusão após analisar mais de 1800 respostas de trabalhadores de todo o Brasil sobre a qualidade de vida no trabalho. Índices como o Crescimento Pessoal e Profissional (5,55) e Reconhecimento (5,21) apresentaram as menores notas. No outro extremo da avaliação, o Ambiente Físico oferecido pela organização (6,34 pontos) e a Facilidade e Eficiência das ferramentas para executar o trabalho diário (6,33 pontos) são os fatores com maiores índices de satisfação, em comparação a 2017.

De acordo com a pesquisa, as mulheres estão mais satisfeitas que os homens no trabalho, 5,99 pontos contra 5,82 pontos. O setor que tem os colaboradores mais entusiasmados com o emprego é o de RH (6,67 pontos), já a área de Distribuição e Logística (5,05 pontos) teve o menor índice de satisfação. Dividindo os resultados por região brasileira, o sudeste brasileiro ficou com a pior média (5,88 pontos), enquanto o norte do país se destacou com uma avaliação de 6,18 pontos.

“As empresas precisam reagir diante desse cenário e oferecer melhores condições de trabalho aos seus colaboradores. Essas melhorias vão desde o salário, bônus e benefícios que recebem até o ambiente de trabalho, companhias que se preocupam com o bem estar do colaborador e priorizam a ergonomia e a qualidade dos equipamentos de trabalho, como os headsets no caso de call centers , conquistam melhores resultados e maior produtividade”, explica a TOP USE , empresa fabricante de produtos de comunicação por voz .
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