Recursos digitais modernizam a gestão dos negócios jurídicos

Os negócios jurídicos estão se transformando com o uso de tecnologias. Temas como produtividade e eficiência, até cerca de cinco anos atrás, eram considerados muito inovadores no dia a dia de um escritório de advocacia. No entanto, atualmente, os advogados já contam com sistemas que os ajudam a gerenciar seus empreendimentos, de forma que os processos judiciais sejam tratados como projetos, com tarefas, prazos e responsáveis.

A Aurum desenvolvedora de software de gestão jurídica, fez uma pesquisa com escritórios de advocacia que contam com equipes de cinco a 15 pessoas e constatou que a ausência de ferramentas de controle das etapas de trabalho emperra o crescimento dos negócios jurídicos. “Isso acontece porque a falta de mecanismos de gerenciamento impede a agilidade e, consequentemente, gera insegurança para aumentar o número de clientes e o quadro de colaboradores”, explica Sônia Tuyama, diretora de produtos da Aurum.

Foi a partir desse insight que a empresa decidiu aprimorar os recursos do Astrea, seu software por assinatura (SaaS) na nuvem focado em advogados autônomos e escritórios de advocacia de pequeno e médio porte. No novo plano PRO, o advogado consegue ter um controle avançado dos prazos jurídicos, que são sua maior preocupação. O novo plano pode ser usado por 15 dias, gratuitamente. Basta se cadastrar no site do Astrea.

Agende tarefas e gerencie as entregas da equipe
A partir das publicações nos Diários Oficiais, o Astrea informa ao advogado qualquer tipo de movimentação em seus processos. Com apenas um clique, ele pode escolher se aquela nova informação se refere a um prazo ou a uma audiência. Uma vez criado o evento no sistema, basta mais um clique para atribuir tarefas às pessoas envolvidas nas atividades que vêm a seguir. E essas tarefas entram automaticamente na agenda de cada profissional.

A agenda acoplada ao Astrea permite que o gestor verifique a disponibilidade de cada integrante da equipe para assumir mais atividades. E, por meio de filtros, ele vê o que está em andamento, atrasado, realizado ou cancelado, acompanhando o progresso de cada projeto.

Use tecnologia para aumentar a produtividade

Além disso, o sistema ajuda na criação de listas de tarefas pré-programadas, podendo padronizar os processos de trabalho do escritório. O advogado consegue estabelecer uma biblioteca de tarefas comuns e que sempre são necessárias em determinados acontecimentos.

Outra vantagem é a possibilidade de anexar em cada evento (prazo ou audiência) documentos, como textos da publicação e resumo do processo com os últimos cinco andamentos. A cada novo anexo, o sistema notifica todo o time que faz parte do projeto. Pela própria janela de notificação, dá para acessar os dados. O gestor tem, ainda, a possibilidade de notificar clientes, testemunhas e prepostos, quando necessário.

Sônia explica que um dos pontos altos do plano PRO do Astrea é, justamente, o fato de ser orientado à colaboração. “Somente o prazo jurídico é engessado, ou seja, só pode ser alterado por usuário com permissão para tal. Todos os outros recursos do software são para estimular o trabalho em equipe e a gestão do negócio”, ressalta.  

O plano PRO do Astrea se propõe a acompanhar o crescimento dos escritórios de advocacia no Brasil. Tanto que,  nos últimos seis meses, mais de 500 advogados já aderiram ao novo plano.

Aurum investe para crescer

Com o lançamento do plano PRO, a Aurum prevê que a participação do Astrea na receita da empresa cresça de 11% para 28% em 2017. A companhia registrou crescimento médio de 25% nos últimos três anos e fechou 2016 com faturamento acima de R$ 10 milhões. Em 2017, a Aurum já anunciou investimento de R$ 1,6 milhão. Mais da metade do recurso será destinado, justamente, à área de pesquisa e desenvolvimento e à contratação de profissionais para fortalecer os times de marketing, vendas, atendimento e tecnologia.

A outra parte foi empregada na nova sede, inaugurada no último mês de janeiro, em Florianópolis/SC. A Aurum transferiu a sede de São Paulo/SP para a capital catarinense, o Vale do Silício brasileiro, para garantir o máximo de aproveitamento do ecossistema favorável às empresas de tecnologia que a cidade oferece.
Website: http://www.aurum.com.br/astrea