Quando o Jogo da Vida Sai do Tabuleiro para a Vida Real

Se você foi uma criança no final da década de 70 e por toda a década de 80, provavelmente deve ter boas lembranças dos jogos de tabuleiro que fizeram a sua cabeça e também de todos os seus amiguinhos nessa época. Um dos jogos mais clássicos, e provavelmente de maior sucesso, lançado no estilo tabuleiro foi o “Jogo da Vida”, criado pela empresa de produtos infantis Estrela.
Esse jogo divertido – e bastante educativo – foi relançado agora, nos anos 2000 e também tem feito sucesso com crianças a partir dos oito anos de idade.

Mas por que esse jogo é um sucesso entre pais e filhos? O que é possível aprender nesse momento de diversão entre amigos? Esse é o assunto que vamos discutir nesse artigo!

Jogo que mostra à criança a realidade da vida adulta de maneira lúdica:

Poder tomar decisões de adulto, porém ainda vivendo o lado lúdico da brincadeira, é o principal charme do jogo da vida – e o que tem feito muitos de nós, adultos, também gostarem de participar de uma partida ao redor do tabuleiro. No jogo da vida as crianças aprendem, de maneira muito sutil e divertida, a importância de se dedicar na escola, de fazer uma boa faculdade e até mesmo quais escolhas ela deve tomar para poder ter uma vida confortável e tranquila.

É claro que o jogo brinca também um pouco com a sorte de cada participante, que vai guiar o avatar dos jogadores para o sucesso ou o fracasso na sua vida, porém até mesmo essa característica é importante para que as crianças possam compreender outros aspectos naturais da vida real.

Melhor compreensão dos valores pessoais e materiais:

Uma outra característica importantíssima e muito interessante do jogo da vida é como ele consegue ajudar a criança a começar a compreender e desenvolver seus valores pessoais e materiais. É claro que todos os participantes querem ter o melhor emprego ou trocar o carro, mas isso significa que o jogador que não teve a mesma sorte não pode ser igualmente feliz com outras realizações – como uma família grande ou uma viagem inesquecível?

Essa maneira de visualizar e compreender melhor os valores pessoais e materiais é um dos pontos mais positivos desse jogo de tabuleiro.

Noções de investimentos para o futuro:

O jogo da vida também ensina muito para as crianças sobre o valor do dinheiro e como é preciso cuidar dele para poder ter um futuro tranquilo para ela e sua família. Em certos momentos eles verão que gastar com um seguro de carro, por exemplo, pode ser mais importante do que torrar tudo em uma viagem ou festa de aniversário, assim como guardar dinheiro demais e nunca gastar para curtir um bom momento com a família, também pode não ser uma decisão tão segura assim.

A maneira lúdica de aprender a lidar com o dinheiro é uma ótima alternativa para os pais começarem a introduzir esses conhecimentos e assuntos na vida da criança.

Aprender a conviver com o sucesso e o fracasso:

Nada é mais difícil para uma criança do que aprender a conviver com o fracasso – especialmente quando o sucesso de um amigo ou um outro familiar está logo ao seu lado. O jogo da vida ajuda a criança a aprender a conviver com essas frustrações e alegrias de maneira discreta, lúdica e divertida, compreendendo que essas situações fazem parte da rotina de qualquer pessoa.
Por esse motivo é tão importante jogar o jogo da vida várias vezes com seus filhos, para que eles possam ter avatares que passaram por dificuldades, como também poder vivenciar uma vida vitoriosa ao ter uma partida de sorte.

Quando o Jogo da Vida sai do tabuleiro e vira um aprendizado para a vida real de seus filhos é que realmente você consegue compreender o valor que uma simples partida pode ter para a educação dos mesmos. Pensando nisso, a startup Vida Real Diversões criou o passeio Jogos de Tabuleiro, que leva crianças e adolescentes para um bar especializado em jogos (www.ludusluderia.com.br), cujo ingresso dá direito a jogar mais de 800 jogos, alimentação, monitoria e ainda o serviço de translado exclusivo “leva-e-trás”. Confira as próximas datas para passeios de tabuleiro.

Melhore o relacionamento familiar e o desenvolvimento do seu filho através do brincar! O aprendizado é maior através das brincadeiras e os benefícios serão visíveis durante seu crescimento.

Leia mais dicas no site da empresa: www.vidarealdiversoes.com.br.
Website: http://www.vidarealdiversoes.com.br