Prazo para a escolha do livro didático segue indefinida

O prazo para escolha dos livros didáticos do PNLD 2020 ainda não foi definido. Nos anos anteriores, a data limite era no começo do mês de setembro. No caso do PNLD 2019, o prazo foi até o dia 12 de setembro de 2018,encerrando-se às 23h59m.

Em posse dessas informações, acredita-se que o PNLD 2020 não será diferente, e sua data limite permeará os meses finais de 2019. Sendo assim, as escolas devem se preparar para decidir as obras que serão adotadas mesmo que a data final ainda não tenha sido divulgada. Essa ação garante tempo hábil para que se conheça as obras a fundo, tornando a escolha mais assertiva e eficiente.

A escolha das obras do PNLD envolve os professores da rede pública, porém o registro das obras escolhidas deve ser feito por meio do sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) pelo diretor da instituição.

 

Critérios para a escolha do livro didático

Apesar de parecer algo complicado, o processo de escolha dos livros didáticos pode ser simplificado quando alguns fatores são levados em consideração. Antes de tudo, é preciso realizar um estudo das obras, conhecer cada uma delas e só assim, partir para uma análise mais aprofundada.

Escolher as obras que mais condizem com a metodologia de ensino da instituição é o primeiro passo. Um bom material didático é aquele que assume o papel de parceiro do professor em sala de aula. O livro didático ideal é estimulante para o aluno e oferece o suporte necessário para o docente.

Além disso, questões como o autor da obra e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola também devem ser levadas em consideração. Conhecer o pesquisador por trás do material é importante porque assim questões como seus fundamentos e sua experiência profissional, podem facilitar o professor a alinhar o livro didático a seu conteúdo e ao próprio PPP.

O livro do professor foi um material de grande destaque no PNLD 2020 e pode ser um diferencial na hora de decidir quais obras serão adotadas. O material do professor é composto por um livro impresso e um material multimídia. Verificar se a linguagem do livro do professor é clara é essencial para uma boa escolha, além de averiguar se o conteúdo é valioso para a prática pedagógica.

A análise de outros fatores também é importante. Questões como a qualidade do material digital, atualidades e indicações de conteúdos extras, propostas interdisciplinares, além da própria diagramação dos livros, devem ser levados em consideração.

 

PNLD – O que é Programa Nacional do Livro Didático

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e distribuir obras didáticas, pedagógicas e literárias às escolas públicas de educação básica do país. De responsabilidade do Ministério da educação (MEC) juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o PNLD 2020 busca selecionar obras a serem adotadas de 2020 a 2023.

Modelos e resenhas dos livros aprovados e elegíveis para o Programa estão disponíveis no site do FNDE. Além disso, o site conta também com os critérios que direcionaram a avaliação das obras, além de modelos de fichas de análise e hiperlink de acesso aos livros aprovados na íntegra.

Website: https://www.edocente.com.br/pnld-programa-nacional-do-livro-e-material-didatico/