Planejamento financeiro: como ele impacta negócios?

Segundo dados provenientes de um estudo divulgado pela IBPT, Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a falência de 42% das micro e pequenas empresas é causada por falta de planejamento. Os outros fatores que podem levar instituições a este cenário são: burocracias e complexidade tributária (16,51%) e tecnologias de gestão complexas e de alto custo (11,76%). A pesquisa ainda afirma que esses problemas podem fazer com que um negócio feche as portas ainda no primeiro ano de vida.

Embora o brasileiro tenha a veia empreendedora acentuada, é preciso entender que gerir uma corporação nem sempre é tarefa fácil, afinal, são diferentes processos a serem gerenciados e assistidos de perto. Nesses casos, o ideal é não abandonar os planos mas, sim, acompanhá-los de perto com os reajustes necessários conforme o andamento.

Aproveitando a época para uma Revisão Orçamentária

Como base de uma estratégia corporativa bem estruturada, vem o Planejamento Orçamentário. O instrumento de gestão financeira é poderoso: oferece auxílio para o futuro reduzindo riscos e maximizando oportunidades. “De maneira geral, pode-se dizer que um Planejamento Orçamentário disponibiliza um panorama, amplia a visão. Dessa forma, não só solucionamos problemas mais rápido como prevenimos, também”, diz Gilles Bataglia, sócio-fundador da Treasy, empresa especializada em planejamento e gestão orçamentária.

Os direcionamentos são importantes, porém, não são regra. Por esse motivo, muitos acabam se perdendo no caminho. O ideal é que, nesta época do ano, as empresas passem pelo processo de revisão orçamentária. Isso quer dizer que tudo deve ser revisitado, a fim de encontrar sentido nas ações pré-definidas. “Os fatores internos e externos influenciam e mudam constantemente o rumo das coisas, principalmente com o cenário econômico que vivemos hoje”, diz Gilles. “Uma empresa precisa entender se tudo está dando certo para tomar as medidas necessárias em caso de respostas negativas”, complementa.

Para saber qual o momento ideal para uma revisão orçamentária, é preciso levar alguns pontos em consideração: entender o período presente, criar cenários alternativos para possíveis situações e avaliar o andamento das metas definidas. “Somente dessa maneira podemos minimizar riscos e obter negócios prósperos e com vida longa”, finaliza o empreendedor.

Ajuda de quem entende do assunto

A Treasy oferece planejamentos orçamentários de maneira simples e intuitiva. Com o intuito de consolidar um plano e acompanhá-lo de perto, o atendimento é feito independentemente do tamanho ou setor da empresa atendida, desmistificando a ideia de que apenas grandes corporações precisam deste tipo de assistência.

Com uma equipe pronta para atender maiores exigências e democratizar o acesso a ferramentas de gestão, a Treasy apoia e impulsiona empresas de maneira especializada e individual. Saiba mais: https://www.treasy.com.br/

Website: https://www.treasy.com.br/