Pesquisa da Anatel mostra que consumidores brasileiros estão mais satisfeitos com serviços de Telecom

A pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, divulgou recentemente os resultados da quarta edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2018. A pesquisa mostrou que os consumidores brasileiros estão mais satisfeitos com os serviços de Telecom oferecidos.

Foram cerca de 100 mil consumidores entrevistados. As categorias analisadas incluíam telefonia fixa, móvel, pré e pós-pago, assim como banda larga fixa e TV por assinatura. A abrangência da pesquisa estendeu-se às 27 unidades da Federação. A satisfação geral do consumidor com sua prestadora e sua visão de qualidade sobre os diversos aspectos do serviço foram averiguadas.

Em 2018 o desempenho dos serviços melhorou bastante em relação às pesquisas feitas anteriormente. A nota da satisfação geral subiu, sendo uma escala de 0 a 10 para todos os serviços. A qualidade percebida também registrou aumentos importantes. Os aspectos destacados pelos indicadores foram:

Atendimento telefônico;
Capacidade na resolução de demandas;
Funcionamento;
Canais de atendimento;
Reparo e instalações;
Cobrança;

Oferta e contratação.

Os consumidores que mais ficaram satisfeitos foram os de telefonia móvel e pós-paga, com nota média nacional de 7,3 contra 6,99 em 2017. O aspecto que foi considerado com a melhor avaliação do serviço foi a cobrança, com 7,53. E as menores notas foram de atendimento telefônico, com 6,40, e a capacidade de solução de problemas, com somente 6,34.

De maneira geral, o que a pesquisa relatou foi que as prestadoras de menor porte tendem a satisfazer mais o consumidor, recebendo assim melhores notas de qualidade percebida. As piores avaliações ficaram com o atendimento telefônico e a capacidade de solução de problemas. Já o aspecto mais bem avaliado pelos consumidores foi o funcionamento dos serviços, com ressalvas para a categoria de banda larga fixa, que recebeu uma das menores notas.

Para aumentar a avaliação dos consumidores, a Anatel lançou um prêmio que visa reconhecer práticas inovadoras das prestadoras de serviços de telecomunicações referentes ao atendimento aos consumidores. A ideia é incentivar os serviços de telecomunicações a melhorarem suas soluções voltadas para a prestação de serviço, pois, a cada ano, os consumidores passam a ser mais críticos em suas avaliações.

A importância da consultoria de Telecom

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, foram registradas em agosto de 2018 cerca de 250,6 mil reclamações de consumidores em relação às prestadoras de serviços de telecomunicações. O número é maior se comparado ao mês de julho.

Devido a esse crescente no número de reclamações, muitas empresas passaram a adotar sistemas de gerenciamento de telefonia, como a auditoria telefônica ou consultoria de Telecom. As organizações que contam com essa prestação de serviço têm suas contas analisadas e seus gastos conferidos, eliminando, dessa maneira, os desperdícios e chegando a economizar de forma simples uma média de 30%.

Para as empresas, não é fácil analisar conta por conta, as quais podem contem cobranças indevidas as quais poderiam ser ressarcidas quando descobertas. Essa dificuldade está na grande quantidade de informações e particularidades dos planos. Por isso, contratar uma empresa especializada em consultoria de Telecom para o seu negócio é o ideal a se fazer independente do porte da empresa.

Invista em uma consultoria de Telecom

A iPartners é uma empresa que presta serviços de Telecom, seus serviços variam entre auditoria telefônica, rateio de contas, dentre muitos outros. Esses serviços contribuem para uma redução de 35% da fatura telefônica da empresa.

Acesse o site da iPartiners, tenha mais informações sobre !link consultoria de Telecom http://ipartners.com.br/ e veja como ela pode ajudar a sua empresa a minimizar custos de telefonia.

Website: http://ipartners.com.br/