Perito grafotécnico: quando seus serviços são indispensáveis?

Fraudes podem ser executadas por diversos meios: roubo de dados em sites falsos, abertura de contas e até mesmo falsificação de documentos. Segundo dados do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, em janeiro deste ano houveram 161.097 tentativas de fraude no Brasil, marcando alta de 7,1% quando comparado com dezembro de 2017. Uma fraude que marcou os brasileiros foi a Operação Fake Money. Mais de três mil empresas foram lesadas e atingiram um prejuízo de R$ 5 bilhões. A quadrilha atuava em três estados e era composta por 16 pessoas.

Com tantos riscos, contar com expertises no assunto é um diferencial, principalmente quando existe o envolvimento de documentação. Isso quer dizer que, recorrer para um profissional de perícia grafotécnica antes de fechar um negócio ou para comprovação de legitimidade de um documento garante que tudo saia nos conformes.

O que faz um perito grafotécnico

A perícia grafotécnica é uma ciência que verifica a autenticidade material de uma assinatura ou texto manuscrito, junto da análise de sua autoria. “Para exercer este tipo de serviço, é necessário que o profissional tenha conhecimento em documentoscopia. Além disso, também é preciso contar com muita ética e dedicação”, explica Evandro Correia Silva, perito grafotécnico e sócio da NERO Perícias (http://www.neropericias.com.br/), empresa especializada em perícia grafotécnica.

Quando e por que contratar um profissional da área?

A extensão de serviços que podem ser realizados por um perito grafotécnico é enorme. Eles confirmam a legitimidade assinaturas, identificam texto coberto por tinta ou líquido corretor, folhas assinadas em branco e até mesmo recuperam documentos queimados. Isso reflete diretamente em sua aplicabilidade, que permite a utilização dos serviços em casos pessoais, ambientes corporativos e também no momento de compra e venda de imóveis, que envolvem grandes transações.

Segundo Correia, quando se tem um perito grafotécnico em meio a uma formalização, é garantido segurança e confiabilidade. Um perito ajuda na identificação de uma pessoa má intencionada, assim como detecta possíveis lacunas contratuais.

Um perito grafotécnico pode auxiliar com processos judiciais e extrajudiciais, como assistente técnico, independentemente da vertente do documento. “Mesmo que seja um acordo com cunho informal, o auxílio de um perito traz autenticidade ao ato”, finaliza Correia.

Segurança garantida

Fundada em 2014, a NERO Perícias oferece serviços de perícia grafotécnica, avaliação documental e avaliação de imóveis.

Com sede em São José do Rio Preto, conta com equipe de profissionais inscritos junto ao CONPEJ (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil). E empresa emite seus laudos periciais elaborados de acordo com as normas da ABNT.

Mais informações: http://www.neropericias.com.br ou pelo telefone (11) 2829-8767
Website: http://www.neropericias.com.br