Parceria entre gigante do entretenimento e Startup democratizam aplicativo, através do formato “Stand Alone”

Na primeira semana de abril, foi confirmada a parceria entre a gigante do entretenimento Viacom detentora da marca Nick Jr.  e a startup Survey Brasil através do seu projeto Assine Agora Tv. Para venda e representação em todo o Brasil, prometendo levar diversão e tecnologia segura para o convívio das crianças, e tranquilizando a todos os pais ou responsáveis de crianças em idade pré-escolar e que cada vez mais têm acesso à internet, seja na casa de familiares ou mesmo na escola.

A parceria reforça o investimento em um nicho de reconhecido conhecimento da mídia, mas pouco explorado da forma devida. É fato que existem diversos aplicativos para jogos e desenhos de crianças, inclusive em plataformas de streaming conhecidas, no entanto a grande inovação trazida pela Viacom e pela Survey é a inclusão da tecnologia da segurança, envolvendo os responsáveis pelas crianças ao invés de separá-los.

Como popularizar o conteúdo digital? O formato Stand-alone

Por parte da Survey Brasil, está a necessidade do mercado de aplicativos infantis em ter um produto como o Noggin, assim como melhorar a experiência de usuários (principalmente os pais). Com a possibilidade de venda para todo o país, e por um valor muito acessível, já que o aplicativo é “stand-alone” ou seja, pode ser adquirido de forma avulsa sem necessidade de planos de Tv por assinatura vinculados, dessa forma democratizando o acesso ao aplicativo, que é considerado diferenciado no mercado.

O formato Stand-alone é conhecido por fornecer conteúdo individual para o assinante, sem precisar de prévia compra em outro tipo de plataforma. A verdade é que no segmento infantil, a Survey e a Viacom inovam ao trazer para o mercado, o formato que até então não existe. Pelo menos da forma extremamente segura e voltada especificamente para agradar tanto às crianças quanto aos pais.

Segundo pesquisas da Einstein Medical Center, de 2015, crianças com um pouco mais de 1 ano de idade já usam celular ou tablet de adultos, e 66% das crianças a partir de 3 anos já possuem o próprio aparelho.

A estatística não só escancara a facilidade de acesso ao mundo digital, mas também revela que ainda há um mundo novo para explorar, cujo as consequências ainda estão sendo descobertas, na personalidade e saúde das crianças. Dito isso, é correto afirmar que novos medos são inseridos no cotidiano dos pais do século XXI, como a exposição demasiada à tela do computador ou tablet por horas seguidas, conteúdo inadequado para a idade, além de adultos de má índole terem acesso aos pequenos. Esses temores criaram um novo mercado de aplicativos e serviços de VOD para crianças e preocupados com a questão segurança.

Ao investir no Noggin, a parceria entre Viacom e Survey, busca iniciar uma tendência nova do mercado, similar a que ocorreu no nicho alimentação quando o assunto em debate era a questão saúde e a comparação entre alimentos orgânicos e os convencionais. Aqui, a atual situação e acesso facilitado à internet cria, um novo debate sobre segurança e saúde na área infantil, e da mesma forma como os orgânicos encontraram seu espaço no mercado, o formato de aplicativos com tecnologia voltada especificamente para crianças, começa a tomar seu lugar no mercado.

A Viacom e a Survey – Parceria de mundos diferentes !

A motivação da gigante do entretenimento, escolher uma Startup do interior de São Paulo, para representá-los, revela uma aceitação por parte de grandes empresas em explorar a expertise de parceiros de menos renome. A Survey é conhecida por distribuir vários tipos de aplicativos e sites de VOD, além de estar familiarizada com o formato Stand-alone. Sendo assim, não é preciso que a Viacom preocupe-se com questões como entrega de produto e suporte para seus clientes. Por mais gigante que seja a Viacom ainda explora o mercado online de forma inovadora, nada melhor do que um parceiro experiente na travessia desse nicho. Em contrapartida a Survey absorve todo o knowhow da Viacom, que possui grande presença no mercado linear de entretenimento, e o grande conglomerado da empresa que tem marcas conhecidas de todo o público. 

Para entender o que esperam da parceria e porque investir no Noggin, é preciso entender a visão das empresas e de suas intenções com o futuro do entretenimento. A Viacom Brasil, é uma gigante do entretenimento que opera um portfólio com marcas conhecidas como MTV, Nickelodeon, Nick Jr., Paramount Channel, Comedy Central, VH1 e Porta dos Fundos. Quando questionado sobre o assunto e porque uma empresa de grande porte como a Viacom escolheu a Startup de São João da Boa Vista-SP, para representá-los, Roberto Francis, 47,Diretor Sênior de Afiliados  da Viacom Brasil,  responde de forma precisa e enfática sobre o futuro do segmento e da expectativa da parceria, para representação em todo o território brasileiro.

  • O QUE VOCÊ ESPERA DA PARCERIA COM A SURVEY NA VENDA E REPRESENTAÇÃO DO NOGGIN

O processo que a Viacom vem desenvolvendo claramente busca parceiros que façam aumentar o universo de exposição dos nossos produtos não lineares e das nossas iniciativas de OTT. A Survey é um parceiro que se encaixa perfeitamente em nosso mercado e em nossos desafios, que é expandir o universo para que os consumidores acessem ao Noggin e outras plataformas nossas.

  • COMO FOI O PROCESSO DA VIACOM, CONHECIDA PELO ENTRETENIMENTO EM CANAIS LINEARES, COM O NOGGIN E DO FORMATO VOD?

A Viacom vem desenvolvendo seus produtos de OTT já há alguns anos. Como todos sabem, o mercado de canais lineares vem transformando a audiência e, consequentemente, o consumidor vem demandando acessar o conteúdo de qualquer forma e em qualquer lugar. O Noggin foi a primeira iniciativa do grupo Viacom para trazer conteúdo de alta qualidade para um público pré-escolar, de 2 a 6 anos de idade. O Noggin, com sua capacidade de conteúdo, atinge um total de mais de 900 episódios de grandes propriedades, como “Patrulha Canina”, “Blaze and the Monster Machines”, “Shimmer e Shine”, dentre outros sucessos do grupo Viacom. Essa foi a primeira iniciativa nesse mercado. No lado de VOD, a Viacom é uma produtora de conteúdo, esse é o core business da companhia e, com isso, nossos conteúdos estão disponíveis para comercialização em qualquer plataforma e em qualquer lugar.

  • NO BRASIL A VIACOM TEM OUTROS PLANOS PARA FORMATO VOD?

A Viacom tem grandes planos de desenvolvimento no formato VOD, além de Noggin. Em breve serão divulgados, mas por enquanto, por decisão estratégica, não podem ser revelados.

A criação de aplicativos com base na segurança infantil, é a prova de uma tendência nova de adaptação das crianças à era digital, para que elas possam usufruir de forma adequada da rede, e explorarem seus verdadeiros potenciais, de forma segura e inteligente. Cada vez mais, as plataformas conhecidas terão que adaptar-se a um novo formato para conquistarem o nicho de crianças da nova geração, cujo os pais buscam opções além da TV tradicional, mas que também estão longe de deixar seus filhos simplesmente assistindo a um desenho o dia todo.  A evolução digital finalmente encontrou o equilíbrio entre a riqueza de informação e a segurança de quem decide a hora de ver determinado conteúdo, nesse caso, os pais.

Website: http://noggin.assineagora.tv.br