Parceria entre banco e fintech permite solicitações de cartão de crédito pelo Facebook 

O Brasil é o segundo país no mundo onde as pessoas passam mais tempo nas redes sociais, o brasileiro ficas em média 225 minutos por dia navegando nas redes, um aumento em relação a 2018, quando o tempo médio gasto com foi de 219 minutos.

As Filipinas estão em primeiro lugar neste ranking, é o país onde as pessoas passam mais tempo nas redes sociais. A pesquisa foi realizada pela empresa de pesquisa GlobalWebIndex, com sede em Londres, que analisou dados de 45 dos maiores mercados de internet do mundo e estimou  o tempo diário médio que cada pessoa dedica a sites ou aplicativos de mídia social.

De olho nesse número crescente de usuários de redes sociais, a Foregon, maior marketplace de cartões de crédito do Brasil, desenvolveu, em parceria com o Banco PAN, um chatbot de solicitação de Cartão de Crédito. A tecnologia permite que a solicitação do produto seja realizada diretamente pelo Facebook do Banco.

A operação da ferramenta teve início em outubro e mostra como os bancos têm se posicionado diante do novo comportamento dos consumidores. 

 

Inovação no meio bancário

O objetivo do PAN era encontrar um novo canal de originação para venda de cartões de crédito. Além disso, o consumidor passou a ser beneficiado pela simplicidade e agilidade de utilização da rede social, ambiente no qual já está acostumado a navegar.

“O Facebook é um dos principais canais que o nosso público (das classes C, D e E) utiliza para comunicação. O Chatbot pode ser considerado um grande case para o Facebook, já que não existe nada parecido referente ao mercado financeiro de originação de cartões”, afirma Marcos Chignalia, head de Performance e Customer Success do Banco PAN.

 

Parceria entre bancos e fintechs

De acordo com o CEO da Foregon, Gustavo Marquini, a ideia de produzir esse recurso partiu de uma iniciativa do PAN, parceiro da fintech há três anos. “Já temos uma relação de confiança estabelecida na originação de cartões de crédito, então o Banco apresentou essa oportunidade e nós abraçamos o desafio”. 

Assim como o Banco PAN, a Foregon vem passando por um processo constante de transformação e crescimento. “O chatbot representa mais uma inovação que a Foregon leva para o mercado.

Quando falamos de inovação, um dos nossos papéis é viabilizar soluções de originação para os bancos; auxiliar as instituições financeiras a ter a agilidade e flexibilidade que o mercado digital exige, de forma segura”, afirma Marquini. Uma das propostas é justamente conciliar tecnologia e inovação para que o banco ganhe ainda mais velocidade e segurança.

 

Como funciona o bot

O recurso é uma extensão do canal web no qual o usuário pode completar toda a solicitação do cartão de crédito, por meio do Messenger do Facebook. “O funcionamento do chatbot é simples. O cliente precisa acessar a página da rede social do Banco PAN e enviar uma mensagem. A partir do momento que ele entra no Messenger, o bot se comunica com o usuário e, por ali mesmo, ele tem a opção de pedir o cartão de crédito”, explica Gustavo.

As etapas do formulário são preenchidas pelo próprio cliente, como: nome completo, CPF, RG, data de nascimento, dentre outras informações. “Esses dados são analisados diretamente pelo Banco PAN, que é quem aprova ou reprova a solicitação”, completa.

 

Segurança do Chatbot

De acordo com o CEO da fintech, este recurso também conta com um sistema de criptografia de dados, em que todos os dados dos usuários são armazenados de forma segura. A solicitação do cliente também passa por uma dupla checagem de segurança, garantida pela plataforma do Facebook e do Banco PAN.

 

Sobre a Foregon

A Foregon acredita na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplica os bancos. Especializada em criar conteúdo e ferramentas simples e inteligentes que ajudam o consumidor a ter progressos financeiros, permitindo que ele encontre e consiga o produto financeiro que mais se encaixa no seu perfil. A empresa compara cartões de crédito, contas digitais, empréstimos, maquininhas cartões pré-pagos, e vem muito mais por aí.

Em 2019, mais de 8 milhões de pessoas usaram o seu portal para encontrar o produto financeiro adequado ao seu perfil. Recentemente a fintech foi certificada com o selo “Great Place to Work” e foi eleita uma das Melhores Pequenas Empresas para se Trabalhar.

 

Sobre o Banco PAN

O Banco PAN (BPAN4) é um dos principais bancos brasileiros, controlado conjuntamente pela CAIXA Participações e pelo Banco BTG Pactual. Com mais de 2.300 colaboradores, possui patrimônio líquido de R$ 4,1 bilhões e atua com foco em pessoas físicas (classes C, D e E), ofertando crédito consignado (empréstimo e cartão de crédito), financiamento de veículos e motos e cartões de crédito. Está presente em todo o território nacional, com 60 lojas próprias, além de uma rede de parceiros e correspondentes.

 

Website: https://www.foregon.com/