Os “iBuyers” chegaram para ficar no mercado imobiliário americano

O modelo de avaliação automatizada é uma das atuais tecnologias que estão causando uma disruptura no mercado imobiliário americano. Todo mundo está buscando calcular o que o iBuyer significa para o setor e qual seu lugar dentro dele. Opendoor, Offerpad, Knock e Zillow Instant Offers são os principais condutores à frente dessa mudança.

É um momento ímpar no mercado imobiliário, pois há uma força intensa em reduzir o desgaste no processo, criando liquidez mais rápida para os proprietários, e eventualmente reduzindo as comissões de corretagem nos negócios. Os iBuyers farão com o setor imobiliário o mesmo que os apps de transporte fizeram com o setor dos transportes e os apps de hospedagem fizeram com o setor hoteleiro. Preste muita atenção nisso, porque vai mudar a maneira com que o mercado imobiliário realizará seus negócios.

A tecnologia no mercado imobiliário é um mercado enorme para os fundos de investimento. Eles estão à procura de empresas com negócios e modelo de receitas que mostre uma grande trajetória de crescimento.

O foco da Opendoor é construir a melhor experiência com o menor custo possível. E quanto mais a empresa tenha sucesso com isso, mais os proprietários de imóveis se juntarão a isso. Atualmente a empresa cobra uma comissão de cerca de 7%. Esse mês ela pretende comprar cerca de 400 imóveis. A startup recebeu mais de US$ 320 milhões em investimentos, além de US$ 400 milhões somente para aquisição de imóveis.

Mas a OpenDoor não atua em todo território americano. A empresa está comprando imóveis em Phoenix, Dallas, Las Vegas, Atlanta, Orlando e Raleigh.

Enquanto isso a Offerpad fechou 2.000 transações até o momento e cobra uma comissão parecida com a da Opendoor. Assim que a startup alcançar escala, pretende reduzir essas taxas. A Offerpad recebeu US$ 30 milhões em investimento, além de US$ 230 milhões somente para aquisição de imóveis. A empresa atua em Phoenix, Tampa, Orlando, Las Vegas, Salt Lake City, Atlanta e Charlotte

A grande questão no momento é saber quanto as pessoas estão dispostas a pagar para eliminar o aborrecimento e a indefinição da venda de um imóvel, indiferente se os custos vierem através de taxas de comissão ou desconto no preço da venda.

O Zillow está procurando pela resposta através do Zillow Instant Offers, um marketplace para iBuyers. O piloto está em testes nas cidades de Las Vegas e Orlando. E recentemente foi anunciada uma expansão para a cidade de Phoenix. O Instant Offers é uma plataforma que permite ao proprietário do imóvel conseguir ofertas rápidas de diferentes investidores, que aparecem ao lado de uma avaliação de um corretor anunciante do Zillow.

Já a startup Knock, que está baseada em Atlanta, pretende popularizar o serviço atingindo o grande público. A Knock promete comprar o imóvel pelo valor de mercado, mas apenas se não conseguir vender o imóvel para outro comprador pelo preço igual ou superior.

O consumidor percebe que está conseguindo a melhor oferta para o seu imóvel, mas ele sabe que tem uma proposta da Knock. A Knock também arcará com os custos necessários de pequenos reparos no imóvel, e posteriormente deduzirá os custos do processo de venda caso se concretize o negócio.

Sobre o autor: 
Sergio Langer é especialista em estratégia e vendas utilizando os canais digitais para o mercado imobiliário. É sócio e fundador da Hosher (www.hosher.com.br), uma das mais importantes agências digitais especializadas no mercado imobiliário do Brasil.