Os 10 anos de Marketing Digital no Brasil – Um mercado em crescente expansão

Em 2009 não se imaginava que o marketing digital se tornaria o principal investimento de publicidade no Brasil, mas dez anos depois, dados apontam que essa não é apenas a preferência da maioria dos empresários, como também uma tendência para o crescimento do mercado. É um dos poucos setores que, mesmo com a economia em recessão, continuou crescendo. Não é para menos, afinal 87% dos brasileiros utilizam algum tipo de rede social hoje em dia, que é um dos canais mais importantes de comunicação com o público.

E por mais que pareça que esse é um fenômeno que ocorreu da noite para o dia, existe uma forma muito simples de explicar esse grande crescimento do marketing digital no Brasil. Enquanto o grande mercado ainda não prestava atenção nesse movimento, no ano de 2009 já existiam agências pensando em estratégias de marketing digital e apostando no futuro. É o caso da Agência Espalhando, que tem como o seu principal atrativo a especialização em SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que visam a otimização de sites e redes sociais através de diversos tipos de técnicas. Hoje em dia uma referência quando se fala no assunto, o idealizador da agência, Flávio Muniz, fala sobre o que o levou a apostar nesse mercado que ainda era instável na época. “A internet sempre foi uma grande aposta para o futuro e como profissional de marketing isso parecia o certo a se fazer na época. O marketing digital também estava começando a dar frutos fora do Brasil e eu me atentei a isso rapidamente”, afirma Flávio.

Mas o trabalho de muitos anos de algumas agências não é a única explicação para o sucesso desse segmento hoje em dia, o costume das pessoas com as estratégias de marketing digital também tem ajudado bastante. Estima-se que mais de 70% dos internautas já fizeram algum tipo de compra após uma campanha de e-mail, marketing, o que indica que é um recurso que também tem futuro.

E quem pensa que trabalhar com Consultoria em marketing digital e SEO é algo totalmente pragmático, se engana. O segmento é volátil assim como a internet e passa por constantes mudanças, o que obriga as agências a se renovarem cada vez mais rapidamente. “A forma como o conjunto de práticas do SEO se transforma é assustador. Temos que aprender novas técnicas, novas estratégias todos os dias para nos mantermos dentro desse mercado. Por isso o aprendizado é eterno, todo dia tem uma lição nova”, conta Flávio Muniz.

Não se sabe exatamente o que o futuro reserva para as novas tendências e estratégias, ainda que já existam estimativas sobre as tendências para as próximas décadas, mas uma certeza é que 2019 será um ano em que esse mercado crescerá ainda mais no Brasil. Trabalhos como os da Agência Espalhando são um exemplo de sucesso para diversas marcas, o que acaba atraindo não apenas novos clientes, mas também novos investidores que veem o mercado com ótimos olhos.

O certo é que se deve ficar atento às tendências de mercados já mais evoluídos como os da América do Norte, por exemplo, sem deixar de levar em conta o fator cultural do Brasil e as peculiaridades do nosso mercado. “Mesmo depois de 10 anos dentro de um segmento tão novo ainda não dá para dizer que ganhamos o jogo, é necessário entender como o mercado está se desenvolvendo para poder entrar nele. Eu sinto que esse é apenas o começo, na verdade. ” Descreve Flávio Muniz, com um tom otimista e bem-humorado sobre o futuro de sua agência e do marketing digital no Brasil.

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