Opções inteligentes ao empreender em um mercado em crescimento: bares, restaurantes e entretenimento

Com boom anual que gira em torno de 12%, o mercado voltado para alimentação fora de casa – bares e restaurantes – tem um crescimento acelerado e em pleno vapor, além de gerar, uma média de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Em resumo, caso a decisão seja de empreender em um ramo em desenvolvimento, a escolha certeira é o mundo da alimentação e entretenimento. Porém, para que tudo dê certo, e devido à complexidade das leis brasileiras, o ideal é ter em mente um contador como braço direito.

O que fazer após adentrar neste mercado

De acordo com muitos empresários, ao serem questionados sobre o assunto, a utilização do serviço de contabilidade é restrita à obrigatoriedade. A questão é uma exigência governamental que, em atos de fiscalização, apenas permitem declarações ou documentos devidamente assinados pelo profissional da área. Isso, de uma forma geral, demonstra que a visão do contador, de acordo com uma cultura empresarial, não é 100% aceita de forma “tranquila”.

Porém, existe um adendo a ser analisado com cautela: um empreendedor que não tem conhecimento adequado de contabilidade, raramente conseguirá manter sua empresa ativa por muito tempo. Isso ocorre em qualquer ramo (em decorrência das obrigatoriedades do sistema ou não). E, obviamente, trata-se de uma questão ainda mais importante ao analisar-se um mercado com condições governamentais mais focadas. Como é o caso de estabelecimentos como bares, restaurantes e entretenimento.

De uma forma geral, ao decidir adentrar nesse mundo complexo de empreendedorismo, o empresário deve saber, ao menos, o básico de seu segmento de mercado, além de conhecimento adequado para precificar o serviço oferecido, controle sobre as receitas e despesas fixas e variáveis e, consequentemente, compreender os percentuais que envolvem o lucro (item importantíssimo para que as atividades continuem). E essa listagem não é diferente para o responsável por um restaurante de sucesso.

Pilares financeiro e contabilidade especializados são mais assertivos

A contabilidade especializada em bares, restaurantes e entretenimento, pode oferecer ferramentas adequadas para que o empreendedor faça um bom planejamento de negócio (qual seu público-alvo? O que ele consome? Onde ele está? Quanto ele paga?). Passando por essa etapa de planejamentos, o contador responsável trabalhará em planejamentos embasados em relatórios que especifiquem qual o lucro necessário, possíveis canais de marketing, formas de negociação com os fornecedores, regime tributário etc. Com um adendo de suma importância: somente esse profissional está qualificado para dar condições ao empregador de ter seu estabelecimento funcionando de acordo com a lei e recolhendo o mínimo de impostos possíveis.

Se tudo isso não convence o empresário, há de se levar em consideração mais uma questão: estudos mostram que o contador possibilita ao empresário uma previsão do crescimento de seu restaurante (baseando-se em informações reais e colhidas de acordo com a vida de seu estabelecimento). Tal ato permite um planejamento estratégico, visando possíveis investimentos e recursos. Sendo assim, o empresário poderá respirar tranquilo, sabendo que seu restaurante tem um futuro promissor.

Adotar, um serviço de contabilidade de boa qualidade auxiliará na tomada de decisões. O motivo é bem simples: influenciará na formação de um plano de contas eficiente e na decisão por um bom software financeiro que foquem nos relatórios mencionados anteriormente, os mesmos conseguem relatar a realidade financeira e contábil do restaurante e permitir um “painel de controle” com indicadores úteis. Com esses relatórios em mãos, o proprietário estabelece uma previsão palpável (e cabível) de reservas e capitais de giro. Inclusive, tendo em mente possíveis imprevistos (pois sabe-se que esses sempre podem ocorrer).

Departamento de pessoal afinado traz lucro para bares e restaurantes

É preciso, pois, escolher o profissional (ou a equipe) com cautela. Uma empresa especializada, focada e objetiva garantirá a presteza de seu restaurante. E é pensando exatamente nisso que a Previsa Contabilidade apresenta, já a longa data, programas focados, inovadores, e voltados para os proprietários de bares e restaurantes, com o objetivo de preparar a empresa em todos os estágios de desenvolvimento e prezar pelo tratamento adequado aos funcionários respeitando toda a legislação vigente de departamento de pessoal. O que é ótimo para que o empreendedor da área se sinta confortável e seguro no decorrer de cada etapa dessa jornada que seu estabelecimento irá percorrer.

Um grande parceiro para a conformidade com o governo, monitoramento do crescimento da empresa e aconselhamento estratégico

A empresa cuida com eficiência de toda a área de contabilidade geral, planejando de forma detalhada os tributos com o intuito de minimizar os custos fiscais e respeitando as leis que vigoram na área alimentícia (área com tantas particularidades e que precisa de total cuidado e atenção).

Sendo assim, há um trabalho realizado com total comprometimento, por parte de toda equipe, em todos os indicadores, relatórios gerenciais, gestão de cargos e salários, mapeamento de perfis, construção de organogramas…. E toda uma demanda que visa auxiliar o empresário nesse processo de abertura e continuidade da sua empresa. Cabe ressaltar que a Previsa trata toda a demanda com inovação, dedicação e foco no desenvolvimento adequado de seus clientes.

Aqui, destaca-se, também, a ideia de que o contador, desde o início de seu trabalho, é um grande parceiro do empreendedor no controle dos processos da contabilidade da empresa e, além disso, no planejamento estratégico e tributário. É exatamente esse um dos focos da Previsa Contabilidade para com seus clientes e, para tanto, a mesma trabalha com profissionalismo e com uma equipe direcionada especialmente para a presente área, além de realizar uma contabilidade com transparência. A Previsa trabalha de forma extremamente comprometida com a ordenação das finanças, registrando os atos e fatos da empresa cliente e acompanhando toda a documentação e processos devidos.

Sobre a Previsa

Criada há quase 40 anos, a Previsa Assessoria Contábil e Empresarial tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

 

Para mais informações, entre em contato com:

marketing@previsa.com.br

+55 (31) 3244 3100

Website: https://www.previsa.com.br/