Nômades Digitais: casal viaja o mundo gerenciando remotamente suas empresas

Imagine ter um escritório itinerante. Trabalhar de Barcelona e poder aproveitar o Mar Mediterrâneo nas horas livres. Ou de San Francisco e parar 2 horas para curtir o visual da Golden Gate. Também pode ser na Bulgária, Tailândia, Argentina… O home office transformou-se em world office para Roger de Cerqueira Leite e Thaisy Sluszz, que há mais de um ano gerenciam suas empresas de forma remota e realizam o sonho de conhecer o mundo.

Mas, nem sempre foi assim. Horas no trânsito, paredes de escritório, excesso de burocracia, horário rígido, falta de motivação e de tempo para atividades prazerosas. Foram esses fatores que levaram o casal a pensar em alternativas e mudar o estilo de vida. “Ir para o trabalho e esperar ansiosamente a hora do término do expediente é o maior sinal de que isso não está te fazendo bem”, diz Thaisy, que trabalhava em uma empresa pública.

“Visitas, suporte presencial, atendimento telefônico, contabilidade, tudo era feito da forma tradicional”, explica Roger sobre sua rotina como empresário. Como todo cotidiano profissional, a correria e o cansaço diários tiravam o prazer do dia a dia e os momentos de lazer ficavam restritos às férias, feriados e aos finais de semana.

O casal, que sempre planejava uma volta ao mundo, acompanhava vários viajantes pela internet e pensavam no longo prazo mudar de vida. “Quando descobrimos o nomadismo digital nossos planos mudaram e nosso ânimo também. Fizemos um planejamento e passamos um ano nos adaptando e criando alternativas para podermos trabalhar de qualquer lugar”, comentam.

O estilo de vida nômade digital traz flexibilidade de horários e liberdade geográfica, além do principal: poder conhecer lugares, pessoas e culturas incríveis o tempo todo. “Hoje existem muitas ferramentas que auxiliam na gestão remota e conseguimos alterar toda a estrutura de nossas empresas para que pudéssemos atuar de qualquer lugar do mundo que tenha uma conexão com a internet”, explicam.

Roger e Thaisy administram a Cronomídia e a Conteúdo e Cia, que prestam serviços online de criação de web site, e-commerces e marketing de conteúdo. Como nômades digitais já conheceram cerca de 20 países em uma rotina similar de quem é morador. As experiências eles contam no blog Diário Nômade, que traz informações sobre o cotidiano do casal em cada destino.

Para Roger e Thaisy – que continuam trabalhando 8 horas por dia – como gestores de empresas e nômades digitais há dois desafios: a disciplina e a organização. “É necessário organizar todo o processo de trabalho para que não haja nenhum problema com as rotinas das empresas, com os serviços dos clientes e nem o planejamento de viagem”, comenta Thaisy. “Planejamento é palavra-chave para quem quer seguir este estilo de vida sem deixar a carreira e a empresa que construiu”, afirma Roger.

O casal abordará a gestão remota de empresas e o estilo de vida nômade digital em uma palestra no próximo dia 08, no 1° Congresso de Nomadismo Digital, que acontece desde hoje, 04 de abril. O evento é totalmente online e gratuito e para se inscrever, basta acessar este link.

Website: http://congressonomade.com.br/diario-nomade?ref=F3999259K