No ar na TV Cultura de São Paulo, Rufis Jr é o tipo de apresentador movido a desafios e emoções

Rufis Júnior é um rapaz tímido e de poucas palavras. Conta que achou o máximo quando viajou para São Paulo e andou de metrô pela primeira vez. Com apenas pouco mais de dois anos de carreira na televisão, hoje as coisas são bem diferentes. Rufis está à frente do “Programa Up com Rufis Jr”, no ar há sete meses pela TV Cultura Paulista, afiliada da TV Cultura no estado de São Paulo.

O programa é uma mistura de informação, entrevistas, viagens e principalmente: emoção. Aliás, segundo Rodrigo Mancini, diretor do programa, emoção é a obra-prima principal do apresentador. “Ele se emociona ouvindo música romântica, imagina como fica quando se encontra com crianças que precisam de ajuda ou pessoas que cuidam de animais abandonados”.

Solidariedade, viagens e naturalidade:

Um dos principais quadros do programa é o ‘Up Visita’, onde Rufis vai conhecer de perto a história de pessoas que precisam de algum tipo de ajuda. Assim foi com a história do Davizinho, um menino de 6 anos que mora em Vitória da Conquista, na Bahia, e precisa fazer uma cirurgia para tratar os ‘ossos de vidro’. Na internet, a reportagem com o Davizinho rendeu quase 125 mil visualizações e 2.000 compartilhamentos de pessoas que se sensibilizaram com a história e quiseram ajudar de alguma maneira.

Também houve o caso do menino Gui, uma criança de 10 anos que não pode andar e ainda precisa enfrentar a rotina de hospitais e cuidados especiais. Depois que a matéria com o Rufis foi ao ar, uma grande multinacional se comoveu com a história e arrecadou, ao redor do mundo, uma quantia em dinheiro que foi entregue em mãos para a mãe do Gui. “Ele se emociona de verdade e isso transparece no vídeo. Não é aquela coisa engessada de jornalista que dá a notícia de terno e gravata e continua a vida depois. Ele se envolve mesmo”.

Outra atração do programa é o quadro de viagens. Nele, o apresentador viaja o mundo e mostra de diferentes aspectos, as curiosidades de cada lugar. Ele mostrou, por exemplo, Nova York sob a perspectiva da biografia da cantora Madonna. Holanda, Itália, Salvador, Praia do Forte, São Luís do Maranhão, Rio de Janeiro e Fortaleza são só alguns dos lugares que renderam pautas ao programa. “A idéia é sair daquele negócio do apresentador que mostra somente os pontos turísticos e trazer o telespectador pra viajar junto”, conta Rodrigo.

Um dos pontos altos de Rufis é a espontaneidade. Sobre isso, Rodrigo é enfático: “Se ele se sente à vontade, a coisa flui. As vezes isso é um problema, pois ele fala o que vem à cabeça e nem sempre isso é publicável na televisão”. Na entrevista com a youtuber Camilla Uckers, Rufis perguntou se ela já havia assistido ao filme erótico do Frota. Com a cantora Patrícia Marx, fez uma interpretação da música “Sonho de amor”, comparando explosão com ejaculação. Os convidados ficam bem à vontade. Pelo menos o que se vê na televisão.

Paixão de longa data:

A história de Rufis com a televisão vem desde criança mas há pouco mais de dois anos, o desejo começou a virar realidade. Nascido em Araraquara, interior de São Paulo, Rufis cursou a faculdade de Publicidade e Propaganda e o curso de Arte Dramática. Largou tudo no interior e foi de mala e cuia morar no Rio de Janeiro, atrás do objetivo de trabalhar na TV. Na cidade maravilhosa, foi morar num albergue. Logo na primeira semana começou a fazer figurações em novelas da Rede Globo. Das figurações vieram as participações em novelas como “Alto Astral” e “Boogie Oogie”. Também estrelou musicais da Disney e programas de entrevistas com famosos. Atualmente, Rufis anda colocando os dois pés em São Paulo, cidade “louca mas cheias de oportunidades” como ele mesmo define no seu programa.

Em 2016 os planos são ainda maiores. Rodrigo quer explorar novos lados do apresentador e para isso, investe pesado na sua preparação. Por hora, podemos vê-lo todo sábado às 20h na TV Cultura Paulista. Para outros estados, é só acessar pela internet. Só no Facebook, são 25.000 curtidores do Programa Up com Rufis Jr. E no que depender dessa dupla, 2016 será um ano de muitas emoções.
Website: http://www.programaup.com.br