Motorista Consciente: aplicativo indica o tempo certo a ficar longe do volante após ingerir bebida alcoólica

O tempo que o álcool permanece no organismo de cada pessoa é bastante variável e, por isso, muitos motoristas acabam sendo autuados, mesmo tendo bebido horas antes de assumirem o volante.

Dados da Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) apontam que um quarto dos brasileiros admite dirigir mesmo após ter bebido. Esse grupo, representado por 24,3% dos motoristas brasileiros, é preocupante, já que acidentes de trânsito, de acordo com o a PNS, estão entre as principais causas de morte no país.

Além do perigo que dirigir alcoolizado representa, o motorista que for flagrado conduzindo veículo após ter ingerido bebida alcoólica pode acabar perdendo o direito de dirigir por suspensão da carteira de habilitação.

Tais penalidades são aplicadas pela Lei Seca, uma das normas de trânsito mais rígidas estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Conforme a Lei, qualquer condutor que for flagrado dirigindo após ter consumido algum tipo de substância alcoólica deve ser penalizado por infração de trânsito. Além disso, a Lei aponta que qualquer quantidade de álcool detectada no organismo constitui infração.

Dessa forma, não existe uma quantidade mínima de álcool no organismo que possa ser identificada como tolerável, o que justifica a rigidez atribuída à Lei Seca no Brasil.

A multa aplicada ao condutor por dirigir embriagado, além de gerar a suspensão do direito de dirigir, é de natureza gravíssima, com valor multiplicado por 10, passando a custar R$2934,70, e sendo acompanhada de 7 pontos adicionados à carteira de habilitação.

A Lei Seca é aplicada principalmente por meio das blitze, as quais acontecem em determinados pontos de rodovias ou vias urbanas, por determinado período, a fim de fiscalizar os motoristas que passarem pelo local.

Nas blitze, o índice de álcool contido no organismo do condutor será verificado por meio do teste do bafômetro. Ao ser abordado, o condutor pode negar-se a realizar o teste. Contudo, deverá realizar outro tipo de exame que aponte o nível de alcoolemia contido em seu organismo.

Se o condutor se negar a realizar qualquer tipo de teste que indique o nível de álcool em seu organismo, ele será autuado por recusa à realização de exames de medição de nível alcoólico, indicada como infração no Artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro.

A multa por não realizar nenhum dos testes é de mesma classificação e valor da multa por ser flagrado dirigindo alcoolizado. Assim, não realizando nenhum dos exames de medição alcóolica, o motorista terá de pagar uma multa de R$2934,70 e receberá 7 pontos em sua CNH, tendo, ainda, a sua carteira de habilitação suspensa.

Em vias próximas a locais nos quais acontecem eventos com consumo de bebidas alcóolicas, diversos motoristas geralmente são autuados por dirigirem alcoolizados. Muitos desses motoristas, por terem ingerido bebida em um momento muito anterior a quando assumiram a direção do veículo, acreditaram não estarem mais sob o efeito do álcool.

Nessa circunstância, os condutores, ao soprarem o bafômetro, acabam sendo autuados por não saberem que o álcool ingerido ainda está no seu organismo, pois não sentem mais os efeitos da bebida.  

Por isso, para auxiliar os motoristas a terem o controle sobre o tempo que devem ficar longe do volante após terem bebido, o Doutor Multas desenvolveu o aplicativo Motorista Consciente. O app já está disponível para download a na loja de aplicativos e pode ser utilizado em sistema Android.

O app permite ao condutor saber quanto tempo demora para que o álcool da bebida consumida desapareça do seu organismo. Para obter a informação, basta que o condutor registre informações de peso e sexo e, após o registro, escolha o tipo e a quantidade de bebida ingerida para que o cálculo possa ser feito.

É importante que o condutor informe o horário em que começou a beber, pois é também com base no tempo transcorrido desde a ingestão da bebida que o app disponibiliza a informação se o motorista já pode ou não dirigir.

O aplicativo é bastante autoexplicativo e de fácil utilização. Além da funcionalidade principal, ele ainda oferece esclarecimentos para as dúvidas mais comuns dos motoristas em relação à Lei Seca e à multa por dirigir embriagado.

O download do Motorista Consciente é totalmente gratuito. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos do seu aparelho celular ou clicar neste link, que fará o redirecionamento para a página do aplicativo.  

Para saber mais, acesse: Doutor Multas.

Contato

0800 6021 543

doutormultas@doutormultas.com.br

Website: https://doutormultas.com.br/dirigir-beber-quanto-tempo/