Modelo de lavanderia compartilhada em condomínios chama atenção e faz concorrência se movimentar

O cenário de lavanderias vem crescendo muito no Brasil e ainda é muito promissor, visto que há uma grande faixa de potenciais consumidores destes serviços em consequência de alguns fatores, como a rotina cada vez mais acelerada, a redução da metragem dos apartamentos nas grandes cidades, as áreas de serviços reduzidas ou até inexistentes, além da busca prioritária por maior qualidade de vida e tempo livre. Para se ter uma ideia do mercado, segundo dados do SINDILAV, apenas 4% da população economicamente ativa utiliza serviços de lavanderias. Mais de 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial.

O modelo de negócios de lavanderia compartilhada em condomínios tem atraído novos players e investidores. O líder e pioneiro neste segmento é o Grupo Acerte – por meio da Autax Equipamentos, voltada para venda e locação de equipamentos para lavanderias profissionais e domésticas, que apostou no nicho há mais de 10 anos, quando esse formato de serviço ainda não era muito comum.

Como pioneiro neste setor, o Grupo Acerte está presente em 117 condomínios, em mais de dez estados brasileiros. Atendendo cerca de 11 mil famílias.  “Como qualquer mudança cultural e de comportamento, a curva de aceitação de um novo negócio tende a ser equilibrada, porém crescente. No início, quando abrimos este mercado no Brasil, tínhamos que convencer as construtoras a incluírem as lavanderias compartilhadas no projeto do empreendimento imobiliário. Atualmente, a maioria já nasce com a lavanderia compartilhada e em parceria conosco pela solução completa que oferecemos. A nossa expectativa em 2019 é atingir 150 unidades instaladas”, afirma Alexandre Diniz, diretor do Grupo Acerte.

Além do modelo de negócio direto com a construtora, o Grupo Acerte também atua diretamente com os condomínios e prédios já existentes por meio de contrato de locação. “Temos mais de 468 máquinas instaladas e atuamos com a instalação do maquinário e a solução completa para manutenção, o que possibilita a automatização do serviço em uma época que o hábito do brasileiro mudou. A praticidade neste serviço doméstico faz a diferença na vida do morador”, afirma Diniz.

A tecnologia instalada, com conectividade digital, está a serviço do morador não só com as máquinas e os produtos, mas ele pode programar, reservar e pagar o serviço de lavagem de roupas de forma prática e segura via aplicativo, algo pioneiro no segmento e que elimina o uso de fichas.

Desenvolvemos uma solução completa para a gestão de serviços de limpeza de roupas nos condomínios com 100% de controle via aplicativo. Com esse novo sistema, o morador programa o uso das máquinas de forma online, podendo agendar para usar o serviço na hora que preferir” ressalta Diniz.

Estima-se que 21% do consumo de água dos brasileiros é consequência da lavagem de roupas em casa. Uma família de quatro pessoas, por exemplo, consome 5.400 litros de água por mês com a lavagem de roupas e, neste mesmo parâmetro, o serviço na lavanderia utiliza apenas 2.160 litros, resultando em economia de mais de 3.240 litros de água por mês (Fonte: Sindilav). “Em nossas instalações totais, geramos uma economia anual de mais de 53 milhões de litros de água para nossos clientes e lavando mais de 12 milhões de roupas por ano. Sabemos da importância disso para a prática do consumo sustentável”, alerta Diniz.

O modelo de negócio tem tido forte aderência, tanto que no ano passado começamos a operar nos moldes de franquia. O lançamento ocorreu durante a ABF Franchising Expo 2018, com a franquia Laundry 4 You. Temos franqueados operando em seis condomínios e projetamos mais 15 unidades de franquias para inauguração nos próximos meses”, conclui Diniz.

Grupo Acerte

Grupo Acerte é detentor das empresas Acerte Franchising e Autax Equipamentos, atuante há mais de 20 anos no mercado, é reconhecido e premiado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, com 13 Prêmios de Excelência em Franchising através da rede de franquias Quality Lavanderia. A Acerte Franchising, é proprietária das marcas de franquias Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express, Linha e Bainha Costuras, Inova Lavanderia Industrial e Laundry 4 You Lavanderia em Condomínios, possui modelos de negócios que são referência nos segmentos de lavanderias à costura com mais de 220 lojas e presença em 24 estados brasileiros. Atua no setor de ‘Limpeza e Conservação’, ramo que se desenvolve periodicamente e cresceu 4,4% no primeiro trimestre de 2019, segundo dados oficiais da ABF.

Autax Equipamentos, empresa sólida, líder na distribuição de equipamentos e soluções completas para lavanderias no Brasil e América Latina, presente em distintos setores, redes hoteleiras e moteleiras, lavanderias industriais, pioneira no segmento de lavanderias compartilhadas junto às construtoras e condomínios – mais de 11,7 mil famílias atendidas por ano nos condomínios, 12 milhões de peças de roupas lavadas, 53 milhões de litros de água economizados, economia de cerca de 600 mil horas na vida dos clientes, nas mais de 468 máquinas instaladas até hoje –  entre outros. Mais informações em: http://www.afranquia.com.br ou em http://www.autax.com.br.

Website: http://www.autax.com.br