Millennials: a geração de consumidores digitais que priorizam a experiência

Para se relacionar com este novo consumidor as marcas precisam adotar uma postura mais autêntica e que gere confiança e reciprocidade. Desde que chegaram, no início dos anos 80, a geração Millennials – mais conhecida como geração Y -, mudou completamente o modo de consumo ao buscar por marcas que compreendem seus valores e prioridades e, que estejam dispostas a uma relação mais transparente e a longo prazo.

Apesar de não terem nascidos conectados, os Millennials estão imersos em um cenário de tecnologias digitais, o que mudou sua forma de vida, consumo e relações sociais. Considerados consumidores ativos, gostam de interagir com marcas e pessoas e são heavy users de mídias sociais. Preferem produtos personalizados e adoram co-criar. Eles aproveitam ao máximo todos os recursos e benefícios provindos da era digital e exercem forte poder de influência em gerações futuras.

Com base em um estudo desenvolvido pelas companhias americanas Future Foundation Millennials Study, SDL Millennials Study e Millennial Central Study, em 2014, identificamos o perfil de consumo da geração Millennials e, separamos algumas dicas de como as marcas podem trabalhar o relacionamento com este consumidor. Bora conferir:

90% da geração Millennials estão nas mídias sociais ¬– Cerca de 56% usam app de rede social pelo menos 1 vez ao dia, sem falar na mania de checar seus smartphones (43 vezes/dia). Isto prova que as mídias sociais são ferramentas poderosas de comunicação e interação com este perfil de consumidor, ao mesmo tempo que mobile é fundamental. E isso não é tudo: 66% seguem marcas, e destes, 60% é com o intuito de saber sobre novas ofertas e cupons, são muito sensíveis a preço. – Dica: Com base nisso tudo, já deu para entender que é preciso gerenciar canais de mídias sociais para fortalecer a relação com esta geração. NÃO TEM COMO FICAR FORA DA INTERNET!

41% gostam de interagir com marcas – Isso mesmo! Eles querem ouvir o que as marcas têm a dizer e, mais que isso, querem uma troca de experiência. Só um aviso: não aborde está geração com chamadas de voz, eles preferem e priorizam mensagens de texto. Isto porque, cerca de 38% acredita que a relação se tona mais verdadeira. Que as marcas passam a serem mais acessíveis e confiáveis. – Dica: Para a interação acontecer é preciso responder aos comentários e tirar as dúvidas. Você vai precisar de uma pessoa focada nisso.

60% dos Millennials querem a mesma experiência em todos os canais – Não pense que estamos falando apenas do ambiente online, aqui eles exigem que as marcas se comportem de forma condizente, usando e aplicando o mesmo discurso, no universo online e off-line. Sendo assim, preparem-se para humanizar toda a equipe, com a visão, missão e valores da empresa!

Resumindo, os consumidores Millennials querem marcas que lhes ofereçam um pacote completo: produtos e serviços de qualidade unidos a uma experiência memorável. Querem se relacionar com marcas que o priorizem e que agreguem valor, sejam relevantes. O segredo para construir uma boa relação com esta geração é ser colaborativo e trabalhar a interação!

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