Mercado brasileiro de franquias cresce 7% em 2018

Franquias do segmento de saúde, beleza e bem-estar apresentaram um crescimento de faturamento na ordem de 6,3% no ano passado, de acordo com balanço anual publicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento total do setor foi de R$ 31,9 bilhões em 2018 e o número de novas unidades inauguradas subiu 5,4%. O mercado brasileiro de franquias movimentou R$ 174,8 bilhões nesse mesmo período, um crescimento de 7,1% quando comparado ao resultado de 2017.

Ainda de acordo com o balanço da ABF, franquias que atuam no mercado de saúde, beleza e bem-estar ganharam importância junto ao mercado consumidor devido a fatores como o aumento da longevidade da população e a crescente preocupação com saúde e bem-estar, em diferentes faixas etárias. Nos anos anteriores, já havia uma tendência de crescimento devido a esses mesmos aspectos.

A ABF também fez um estudo das expectativas do mercado para o biênio 2019-2020. O cenário é otimista, com crescimento previsto de 8% a 10% no volume de faturamento e de 5% a 6% no volume de unidades em operação. Para aproveitar esse contexto positivo de crescimento e novas oportunidades de negócios, a Provanza, marca mineira de cosméticos, perfumes e aromatizadores, inaugurou recentemente uma nova loja conceito em Uberlândia (MG), voltada para potenciais empreendedores.

A loja vai funcionar como um cartão de visitas para interessados em aderir ao modelo de franquias proposto pela marca, que atualmente possui cerca de 30 unidades, entre unidades próprias e franqueadas. O planejamento foi desenvolvido com o objetivo de mostrar ao mercado o potencial da marca, já reconhecida no mercado brasileiro pela qualidade dos produtos, inovação e responsabilidade na seleção de matérias primas.

Com 34 metros quadrados, a loja conceito privilegiou um modelo simples de implementar e de ser replicado, independente de qualquer conhecimento prévio no setor. O valor da franquia varia de R$ 75 mil a R$ 185 mil, dependendo do modelo e formato escolhido pelo empreendedor. A expectativa de retorno do investimento é de cerca de dois anos. Segundo a diretora executiva da Provanza, Sandra Jorge, em 2018 a empresa tem como meta a abertura de 25 novas lojas, em todas as regiões do país. “Queremos aproveitar os números positivos do segmento no país e atrair novos investidores. Para isso, vamos adotar estratégias de marketing digital e aproximação com potenciais franqueados por meio de eventos e uso de plataformas tecnológicas”, disse.

 

Franquia

A criação do modelo de franquias começou em 2010, na cidade de Uberlândia, onde foram abertas as primeiras lojas da Provanza. Devido à qualidade dos produtos e proposta de valor baseada na qualidade e bem-estar, o negócio decolou mesmo sem contar com uma estratégia consolidada de presença nacional.

Em 2018, a Provanza tomou a decisão estratégica de fortalecer o seu modelo de franquias e deu início a uma reformulação completa. A nova loja conceito é resultado desse esforço. Em breve, será lançado também um site exclusivo para potenciais empreendedores e investidores.

Para a diretora executiva, Sandra Jorge, o segmento de cosméticos é um dos mais atraentes da atualidade e investir em uma loja marca é uma excelente opção de negócio para quem quer empreender. “Nossa marca é uma franquia com ótima rentabilidade e excelente retorno, em um segmento em pleno crescimento. Oferecemos aos franqueados todo o apoio que precisam para selecionar ponto comercial, elaborar projeto arquitetônico, implantar a loja e treinar a equipe. Estamos presentes em vários estados e somos uma marca em franca expansão”, finaliza.

 

Website: http://www.provanza.com.br