Marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera até 3x mais resultados, aponta pesquisa

As empresas não estão deixando de utilizar o marketing tradicional, já que este ainda alimenta um certo tipo de público. No entanto, elas estão criando estratégias no uso de seus recursos e priorizando aquela em que há mais retorno dos recursos investidos.

Uma das estratégias mais eficazes de Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo, que é uma forma de engajar o público-alvo e aumentar os resultados do negócio através da criação de conteúdo relevante e rico. 

O que explica a eficácia do Marketing de Conteúdo?

Segundo Bruno Gomes, consultor de marketing digital e criador do blog Dose de Marketing, “produzir esse tipo de marketing é afirmar um compromisso com as pessoas”. Isso porque, com o Marketing de Conteúdo, os consumidores passam a ser capazes de conhecer mais o produto e a sua qualidade, além do caráter e reputação da empresa.

Ou seja, os futuros clientes passam a se sentir mais seguros em consumir algo que as beneficia. 

Como as empresas tem utilizado o Marketing de Conteúdo?

De acordo com o CMI, 86% das organizações altamente eficazes tem alguém responsável pela estratégia de conteúdo e 72% dos profissionais de marketing estão produzindo significativamente mais conteúdo do que eles produziam um ano atrás. “Estas organizações não só crescem do ponto de vista econômico, como também do ponto de vista social, já que valorizam o que os consumidores demandam dela”, afirma Bruno.

Uma das estratégias de Marketing de Conteúdo está em terceirizar o processo de criar conteúdo para profissionais que são mais capacitados no meio, como agências de Marketing Digital, e que conseguem entender com mais precisão o que a persona do negócio demanda.

A definição e o conhecimento de onde a empresa se encontra no mercado e de como se processa o funil de vendas da organização, proporciona aos profissionais de marketing o melhor uso de estratégias específicas de atração, manutenção e conservação dos consumidores.

Empresas que produzem conteúdo recebem mais visitantes em seus sites

De acordo com a terceira edição da pesquisa Content Trends, da Rock Content, empresas que produzem mais de 13 conteúdos mensais conquistam 4,2 vezes mais visitantes.

A rapidez com que o consumidor acessa e consome as informações é muito maior atualmente. Segundo a DemandGen, a leitura de conteúdo nos dispositivos móveis aumentou mais de 10% em 2014.

Logo, as empresas precisam se adaptar e elaborar mais conteúdo para atender todo esse público, não se esquecendo da originalidade e qualidade do mesmo. Este conteúdo atrativo não se resume a copiar o conteúdo de outras empresas do mesmo setor por terem finalidades parecidas.

Isso porque, ainda de acordo com pesquisas da DemandMetric, 78% dos CMOs acredita que o conteúdo personalizado é o futuro do marketing. 

Bruno Gomes explica que “na criação de conteúdo de marketing, deve-se levar em conta a personalidade da empresa, afinidade do público consumidor com a instituição, estágio de consumo em que o consumidor se encontra, tipo de público, tipo de produto ofertado, dentre outras variáveis”. 

Empresas se esforçam cada dia mais para conseguir leads

Quem é da área de Marketing Digital, certamente já ouviu falar em Leads e em como gerar leads de qualidade.

Os recursos que a internet oferece para captar leads não são poucas. Embora nem todos os leads se tornem futuros clientes da empresa, quanto mais usuários acessarem o conteúdo, há mais chances de que se tornem consumidores.

Após a interação do usuário com a marca é possível atraí-lo a interagir ainda mais com o uso de recursos como CTA (Call to Action), infográficos, produção de e-books, uso de blogs, páginas no Facebook, Instagram, vídeos, podcasts, dentre outros.

Segundo Bruno, a regra de ouro é: “a empresa deve estar onde o consumidor estiver”. Quanto mais fáceis e interessantes as interações das empresas nos meios digitais, mais público irá interagir com a marca. 

Profissionais liberais e pequenas e médias empresas também podem investir em Marketing de Conteúdo?

Os especialistas afirmam: não só podem, como devem.

Para profissionais liberais, pequenas e médias empresas, o uso de Marketing de Conteúdo é importante pois é uma das formas de diminuir as despesas da empresa, já que muitos dos recursos existentes para atração e captação dos clientes é gratuito, exceto o uso de anúncios pagos no Facebook, por exemplo.

A meta daqueles que trabalham com essa estratégia, é que o cliente seja um promotor da marca. “No momento que o cliente ou prospect compartilha o conteúdo com amigos, familiares e conhecidos e demonstra a sua satisfação com aquilo, a probabilidade de que mais pessoas passem a consumir o produto é muito maior”, informa o especialista em Marketing Digital, Bruno Gomes Dias. 

Modelar as táticas de sucesso é uma excelente estratégia

Outra forma de garantir o sucesso com o uso de Marketing de Conteúdo está em seguir exemplos de sucessos que outras empresas tiveram. Embora não haja uma fórmula do sucesso, há uma série de passos comprovados que produzem resultados previsíveis.

Seguir estes passos previne o pequeno empresário, por exemplo, de gastar seus recursos com métodos que não trazem receita. Segundo o CMI, 48% das pequenas organizações tem uma estratégia de conteúdo documentada, em comparação com apenas 41% das grandes organizações. Avaliar e mensurar estratégias documentadas permite ao empresário tomar decisões eficientes e econômicas.

As constantes mudanças no mercado consumidor norteiam as atitudes que as empresas devem tomar. Aquela que se sobressai às outras é a que utiliza dos recursos utilizados pelo próprio consumidor a fim de atraí-los.

Para isso, o uso de gestões estratégicas que utilizem de planejamentos que minimizem o uso ineficiente de recursos é essencial para a expansão das empresas.

O Marketing Digital veio para ficar. Já o Marketing de Conteúdo, é uma estratégia que agrada os consumidores e traz resultados reais às empresas. Quem não se adaptar a essa realidade, pode estar fadado ao fracasso.

Essa matéria contou com o expertise de Bruno Gomes Dias, criador do blog Dose de Marketing e que ajuda Pequenas e Médias Empresas a utilizarem o Marketing Digital da forma correta para gerar negócios por meio da internet.

Website: http://www.dosedemarketing.com.br