Maker Day Brasil apresenta novidades em tecnologia e inovação em 9 Estados brasileiros

O movimento maker já está muito presente na rotina do brasileiro. É possível encontrar referências aos adeptos à “mão na massa” em várias ocorrências do dia a dia. Essa proposta já é vista em salas de aula, empresas, restaurantes e em diversos ambientes, dentro e fora de casa. Nas escolas e centros educacionais mais avançados, já existem espaços específicos dedicados a essa prática: são os makerspaces.

Com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, a Casa Thomas Jefferson, em parceria com outros Espaços Americanos no Brasil, tomou a iniciativa de realizar o primeiro Maker Day Brasil. Preparados para o futuro e antenados às inovações, esses Centros Binacionais, ou Espaços Americanos, se juntam no próximo dia 29 de setembro de 2018 para um evento simultâneo em mais de 15 cidades, onde serão apresentadas iniciativas de makers locais com workshops, palestras e muitos participantes expondo seus trabalhos e projetos em um dia inteiro voltado para eles.

Em Brasília, o evento começa às 9h na unidade da Casa Thomas Jefferson da Asa Norte, a diversificada programação conta com experiências, oficinas e talks. Também serão oferecidas duas oficinas de maker tinkering para crianças a partir de 8 anos com Glauco Paiva, que atua há mais de 15 anos no universo da criação de processos lúdicos para apropriação de tecnologias e ressignificação de objetos do cotidiano. Glauco é maker, arte-educador, psicopedagogo e um dos precursores do movimento maker no Brasil.

Além disso, o evento também contará com um dinâmico workshop para educadores com Samara Brito e Carla Arena, do Amplifica. Serão duas sessões onde os participantes poderão aprender mais sobre o movimento maker na educação e como lidar com as novas ferramentas de aprendizagem.

Todas as oficinas serão gratuitas, abertas ao público, mas sujeitas à lotação por ordem de chegada. Quem passar pelo espaço ainda contará com as delícias oferecidas pelos food trucks parceiros: Amena Sorvetes e Bentô Kids Lanches Saudáveis, além dos deliciosos sucos Sucopira.

Simultaneamente, cada cidade participante apresentará sua programação local com atrações e dinâmicas diferentes voltadas para a fomentação do movimento maker. Para ninguém ficar de fora, e garantindo uma integração dos Espaços Americanos participantes, a Casa Thomas Jefferson transmitirá parte da programação de outras cidades em um telão instalado no seu Makerspace.

O evento é totalmente gratuito e aberto ao público. “Queremos trazer as pessoas para mais perto do movimento maker com palestras, workshops e exposição de trabalhos dos fazedores locais”, comenta Soraya Lacerda, supervisora do CTJ Makerspace. “É um movimento que já vem acontecendo há algum tempo no Brasil, com a Thomas como pioneira em Brasília na área educacional, com muitos exemplos de outras iniciativas também relevantes. E é isso que queremos divulgar e compartilhar: o que nossa comunidade maker local está conseguindo aplicar da metodologia maker dentro de sala de aula ou em outros ambientes de aprendizagem”, complementa.

“Muitos países já têm essa cultura apresentada para crianças em idade escolar. No Brasil, esse movimento já tomou forma e caminha para estar cada vez mais ligado ao aprendizado em conjunto com as práticas e matérias desde os primeiros anos escolares”, explica Wander Filho, supervisor dos Resource Centers da CTJ.

A integração de várias áreas de conhecimento e seu compartilhamento entre pares é muito importante para o movimento maker. Atenta a isso, a Casa Thomas Jefferson já unifica muitos de seus processos, que acabam por se complementar mutuamente. Assim nasceram várias iniciativas, como o CTJ Bilingual Adventure, que também estará presente na programação do Maker Day com uma amostra de seu programa, proporcionando experiências maker em inglês para crianças de 3 a 11 anos.

Integração de Espaços Americanos no Brasil

O Brasil possui mais de 40 Espaços Americanos em todo o Brasil. Unidos, esses centros de aprendizado trabalham em rede, compartilhando iniciativas, boas práticas e ideias inovadoras, estando sempre à frente no que diz respeito a diversas tendências tecnológicas e educacionais mundiais. Com programações simultâneas, serão instalados telões nos Espaços Americanos participantes nas diferentes cidades e serão transmitidos eventos selecionados de cada um para que o público possa ter contato com o potencial do movimento maker no Brasil.

Makerspaces participantes:
⋅ Casa Thomas Jefferson (Brasília/DF)
⋅ IBEU (Fortaleza/CE)
⋅ ALUMNI (São Paulo/SP)
⋅ CCBEU (Tupã/SP)
⋅ ICBEU (São José dos Campos/SP)
⋅ CCBEU (Franca/SP)
⋅ ACBEU (Ribeirão Preto/SP)
⋅ ACBEU (Salvador/BA)
⋅ ICBEU (Manaus/AM)
⋅ CCBEU (Belém/PA)
⋅ Inter Americano (Curitiba/PR)
⋅ Cultural (Londrina/PR)
⋅ ICBNA (Porto Alegre/RS)
⋅ IBEU (Rio de Janeiro/RJ)
⋅ ICBEU (Patrocinio/MG)

Serviço:

Maker Day Brasil
Data: 29/09/2018
Horário: das 9h às 17h
Local: Casa Thomas Jefferson Asa Norte – SGAN 606 – Bloco B – Asa Norte – Brasília, DF
Mais informações: (61) 3442-5594
Site: www.thomas.org.br/makerspace