Investimento em Marketing Digital no Mercado Imobiliário cresce no Brasil

O setor de marketing digital é um dos que mais cresce no planeta e no Brasil também. Isso é que mostra pesquisa da “Digital AdSpend 2018”, divulgada pelo IAB Brasil. De acordo com o estudo, a publicidade digital avançou 25,4%, em 2017, saltando de R$ 11,8 bilhões (2016) para R$ 14,8 bilhões. Além disso, o investimento em marketing digital tem previsão de crescimento de 12% ao ano até 2021, de acordo com pesquisa realizada pelo IAB e ComScore.

Diante desse novo panorama, construtoras, loteadoras e incorporadoras também estão investindo em novos nichos e novas maneiras de chegar até os seus leads, ou seja, também estão apostando no marketing digital.

Porém, para encontrar e atrair novos clientes e vender mais imóveis com o auxílio do marketing digital, é imprescindível se aprofundar na área, pois uma campanha de marketing digital para o segmento imobiliário pode ser o diferencial entre o sucesso ou do fracasso de um lançamento imobiliário.

Para o Gestor de Marketing do App Facilita, Aristeu Livingstone, o resultado dessa pesquisa mostra que o investimento que era feito em outdoor, em televisão e em rádio está diminuindo significativamente em relação ao digital.

“E, além disso, traz um impacto bem diferente de como as construtoras que vão receber os clientes, ou seja, agora, com esse investimento em digital, esses leads estão chegando antes mesmo do dia do lançamento”, completa Livingstone. Ainda de acordo com o Gestor de Marketing, é necessário que as construtoras, loteadoras e incorporadoras estejam preparadas para o dia do lançamento.

Ferramentas mais usadas em marketing digital imobiliário

O Gestor de Marketing do App Facilita, Aristeu Livingstone explica que é essencial contar com ferramentas tecnológicas para geração de leads rápidas e simples, como, por exemplo: o Facebook, que além de trazer tráfego para a campanha de marketing digital já gera um lead e ferramentas, como a Unbounce, que oferece a possibilidade de criar páginas específicas para a conversão.

Livingstone esclarece que para automação de marketing o ideal é contar com o RD Station para uma operação mais simples e o Hubspot para uma operação mais robusta. “E não temos não falarmos do CRM específico para o setor imobiliário. Como ele, é possível entender as peculiaridades do lançamento imobiliário e ainda realizar uma ponte entre o departamento de vendas e de marketing. Assim, compartilhando de informações importantes, como: disponibilidade de unidades, reservas, tabela de preços e envio de propostas”, ressalta.

A importância de processos e das pessoas

Um outro ponto que impacta positivamente nos resultados de uma campanha de marketing digital são os processos. “Hoje, as construtoras possuem um processo comercial não tão muito claro e bem definido. Ou seja, no dia do lançamento, por exemplo, os leads chegam e os corretores atendem e, ao mesmo tempo, os gestores fazem a gestão da parte de reservas e tudo mais. Tudo acontecia de forma bem empírica. Muito do momento”, alerta Aristeu Livingstone.

A partir daí, surge a necessidade de reavaliar o processo comercial. E, além de reavaliado, precisa ser documentado para o gestor comercial tenha um acompanhamento e entenda o que está acontecendo.

“Dessa forma, a empresa consegue ter uma escalabilidade no atendimento. Se a construtora tem um processo claro, definido e documentado, ela consegue escalonar esse processo. E, assim, tem a possibilidade de contratar novos profissionais, que irão entrar no processo e ampliar ainda mais o atendimento no dia do lançamento imobiliário, conta Livingstone.

É importante ressaltar que a equipe precisa estar bem capacitada para entender muito bem como funciona o processo. Consequentemente, o gestor comercial tem a possibilidade de acompanhar o processo para saber se ele está sendo realmente cumprido.

Resumidamente, como a tendência é que as empresas do ramo imobiliário invistam cada vez mais em marketing digital, os processos precisam ser ajustados para ficarem muito bem definidos e alinhados entre os integrantes da equipe. Além disso, é imprescindível contar com ferramentas digitais para que este processo seja eficiente e ainda que os profissionais precisam estejam bem capacitados para que eles possam fechar mais vendas e serem ainda mais eficientes.

Para acompanhar o crescimento das vendas de lançamentos imobiliários, é o momento de ferramentas tecnológicas, processos e pessoas se integrarem. Saiba mais sobre como fazer o planejamento de marketing e vendas para um lançamento imobiliário!

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