Fotógrafo brasileiro se destaca na Europa no mercado de casamentos e turismo

Em Julho de 2017, o Ministério das Relações Exteriores divulgou que havia cerca de 20 mil micro e pequenos empreendimentos formais de brasileiros no exterior. O “mercado da saudade” é o principal segmento destes empreendimentos, fornecendo produtos nacionais para os consumidores brasileiros vivendo no exterior. Nesta seara, um fotógrafo brasileiro em Londres encontrou um nicho em um público diferente: nos turistas que viajam para a Europa.

Victor Guidini é um fotógrafo brasileiro, especializado em fotografia de casamentos e de viajantes pela Europa. O fotógrafo, que mora na capital da Inglaterra desde 2013, viu uma oportunidade de expandir seus negócios quando um amigo que estava retornando para seu país de origem, pediu para fazer um ensaio fotográfico pelas ruas de Londres, como recordação do tempo que morou na cidade Neste momento o fotógrafo enxergou uma possibilidade de trabalho com este público: turistas, estudantes e trabalhadores que vem passar um período de tempo em Londres, e depois retornam para seus países de origem.

“Tenho observado que Londres é uma cidade que muitas pessoas já chegam com objetivos bem específicos, inclusive em relação ao tempo que irão passar na cidade. Elas vem para cá para fazer um curso de Inglês, um intercâmbio, uma faculdade, ou um trabalho pontual, e depois retornam para seus países. Enquanto estão morando aqui, vivem experiências marcantes em determinados lugares e querem levar uma lembrança destes momentos quando vão embora. Ofereço meus serviços fotográficos para que elas tenham sempre vivas estas memórias”, diz o fotógrafo brasileiro.

Londres é uma cidade que recebe um fluxo intenso de turistas, cerca de 17 milhões em 2017 segundo o Office for National Statistics, um aumento de aproximadamente 3% em relação a 2016. O principal fator para o aumento do número de turistas foi a queda no valor da libra, resultado do referendo do Brexit, em Junho de 2016. A queda no valor da libra, e consequentemente o aumento do turismo nos últimos anos, têm sido fatores que facilitaram a vida dos empreendedores brasileiros na Inglaterra que trabalham com turismo.

Apesar do aumento na procura de seus serviços fotográficos, o fotógrafo explica que no início existiram vários percalços em sua jornada no exterior. “Aprender a vender em Inglês e entender a parte burocrática de como gerir um negócio na Inglaterra foram grandes aprendizados. Outro ponto importante é como se relacionar profissionalmente com pessoas de uma cultura diferente da nossa – o que pode ser natural para uma determinada cultura, pode ser ofensivo para outra. Um exemplo que sempre lembro foi um casal de Bangladesh que fiz um ensaio de pré-casamento aqui em Londres, o casal não podia mostrar as fotos se beijando para sua família, pois vinham de uma família muito conservadora. Neste caso, além das fotos deles se beijando, fizemos também fotos adicionais com o casal somente se abraçando, para serem exibidas sem problemas para suas famílias.”

O fotógrafo brasileiro oferece ensaios fotográficos para turistas, casais e viajantes de passagem por Londres ou por qualquer outra cidade da Europa. “Além de Londres e da Inglaterra, já fotografei em países como a Dinamarca, Espanha, Alemanha, França, Portugal, Irlanda e Grécia. A fotografia de casamentos, sejam os ensaios de pre-wedding, lua de mel, elopements, ou os chamados destination weddings, é meu mercado principal, porém cada vez mais tenho recebido propostas para fotografar turistas, blogueiros e influenciadores de passagem pela Europa.”

Contato:

www.victorguidini.com

www.victorguidini.com/pt-br/ (português)

Website: https://www.victorguidini.com/