Fomentado por provedores regionais, nicho de Internet e Telecom caminha para US$ 45 bilhões

O mercado brasileiro de banda larga deve responder por cerca de 8,1%, em termos de taxa média de expansão, de um total de US$ 45 bilhões a serem movimentados pelo segmento de Telecomunicações até 2022.

Os dados são da Frost&Sullivan,e indicam também um crescimento na base de conexões fomentadas por provedores de pequeno e médio porte – os chamados ISPs. Um indício corroborado pela Anatel, cujas informações mostram que o Brasil terminou 2018 com 9.486 ISPs, alta de 8,5% sobre 2017.

Outra mostra desse crescimento é o fato de que, em 2017, dos em torno de 1,91 milhão de novos contratos de banda larga fechados no país, 1,28 milhão foram firmados pelos provedores regionais.

Com tudo isso, tais empresas respondem pela terceira maior fatia do mercado nacional de Internet, com um crescimento anual superior ao das grandes companhias de Telecom.
Uma tendência que deve se manter, já que, para 2019, a projeção da IDC é de que os ISPs expandam em 5% seu market share.

Na esteira da expansão, o segmento ganha espaço e atenções do mercado. No Sul, uma das regiões que mais concentra provedores no país, a entidade representativa do setor, InternetSul, defende que a categoria é uma das maiores responsáveis pela disseminação da Internet no âmbito nacional.

O presidente da InternetSul, Magnum Mello Folletto, afirma que a integração dos atores do segmento é um dos principais pontos críticos para seu crescimento. Com base nisso, a entidade realiza, nos dias 08 e 09 de agosto, o Link ISP – Encontro Nacional de ISPS, que acontece no Serra Park, em Gramado-RS.

Com público esperado de mais de 1500 pessoas, o evento é um dos maiores do setor no país.

“Estamos certos de que, com isso, estamos incentivando não somente o debate saudável das demandas do segmento, mas também, e principalmente, o incremento das estratégias de negócio, com vistas a alavancar o potencial e as receitas dos ISPs brasileiros”, destaca Folletto.

A afirmação do gestor se baseia em fatos do mercado nacional: ainda segundo o levantamento já citado da Anatel, os provedores respondem por 90% da expansão da banda larga no ano no Brasil, que de janeiro de 2018 a janeiro de 2019 aumentou a base em 1,8 milhão de assinantes, somando um total de 31,1 milhões de acessos ativos.

De acordo com a agência reguladora, as chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPP), empresas que detêm menos de 5% de cada mercado de varejo em que atuam e entre as quais a Anatel enquadra os provedores regionais, contavam, em janeiro deste ano, com uma base de 7,4 milhões de contratos ativos. O dado representa alta de 28,5% no período, com a conquista conjunta de 1,6 milhão de clientes.

Se mantido este ritmo de crescimento no mercado de banda larga, os ISPs poderão, este ano, ultrapassar a Vivo, que é a segunda colocada no ranking nacional – no ano passado, os provedores regionais deixaram a Oi para trás em número de assinantes em SCM.

“O LinkISP vem para garantir a continuidade deste crescimento, pondo à mesa debates fundamentais para melhorar as estratégias dos ISPs”, acrescenta o VP da InternetSul, Ivonei Lopes.

Patrocínios e parcerias: Datacom, VoipGroup, Agora – Soluções em Telecomunicações, Athos Networks, TVN, Easy Auth, Multilaser, Pligg Telefonia Digital, Padtec, Cianet, MK Solutions, AR1 Services, Computech, Fiberschool, Casa de Internet, Ávato, WZTech Networks, WDC Networks, L8, Ficael, Greatek, SAT Conteúdos, Clima ao Vivo, TECWI, Watch Brasil, Fibersul, Paramount+, Cablena, Redex Telecom, ATN, Parks, Abradi-RS, CETI, Apronet, Redetelesul, Abrint, Abranet, Apims, Abramulti, ProBahia, Seinesba, Seinesp, LacNic, TelComp, Softsul, UFRGS, FiberX, Núcleo Telecom, EasyTV, Matrix do Brasil, Base4Telecom, MATV Sul, Int6 Tech, Satcom, CommCorp Telecomunicações, ISP Shop, Solintel, Nextest, Ubiquiti, Digital Sat, AdylNet, China Telecom, SCM Engenharia, Fibersul, Vogel e Viacom.

SERVIÇO
LinkISP
Data: 08 e 09 de agosto de 2019
Local: Serra Park Centro de Feiras e Eventos (Rua Henrique Belotto, Gramado-RS)
http://linkisp.internetsul.org.br/index.html