Especialista fala sobre estratégias de marketing digital para atrair e fidelizar clientes

De acordo com uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais na decisão de compra. Estratégias para divulgação de produtos e serviços no meio digital são cada vez mais usadas por empresas físicas e de e-commerce. O especialista em Marketing, Flávio Muniz, fala sobre como boas estratégias de marketing digital podem aumentar as vendas, além de fidelizar e ampliar o número de clientes.

“Entendo o marketing digital como um conjunto de estratégias utilizadas em plataformas on-line e gratuitas, que chamamos de ‘orgânicas’ e de mídia paga, com anúncios em sites de buscas e em redes sociais”, explicou Flávio Muniz. Ainda de acordo com o especialista, o marketing digital amplia a base de clientes, aumenta a conversão de vendas e constrói autoridade digital.

Uma dessas estratégias, que é muito rentável, é a Search Engine Optimization (SEO), que consiste no uso de palavras-chave para deixar a página da empresa nas primeiras posições dos resultados dos sites de buscas, como o Google, Yahoo e Bing.

O especialista explica que quem tem um site com um bom posicionamento, tem vantagem em relação aos concorrentes, já que um bom ranqueamento traz mais tráfego e, consequentemente, mais vendas dos produtos e serviços.

“Todas as mídias são importantes para o planejamento de marketing digital, mas o SEO acaba se sobressaindo na maioria das vezes por trazer o público exato daquela empresa”, disse Muniz.

Ou seja, a estratégia tem como alvo os clientes que estão ativamente buscando produtos ou serviços como os da empresa. O especialista explica que o SEO é uma estratégia diferente, pois o cliente vai até a empresa e não a empresa até o cliente.

Flávio Muniz lembra ainda da aplicação das técnicas de SEO através de uma palavra-chave, no site de uma agência, na qual é gestor.

“Um caso interessante, que se destaca, é a palavra-chave: ‘SEO preço’. Quando é buscado isso no Google, percebemos que essa palavra-chave se encontra na posição zero. A todo momento recebemos centenas de e-mails de potenciais clientes interessados nos serviços que a agência oferece. O nosso tráfego é altíssimo, com uma média de 15 mil visitas diárias”, lembrou o especialista.

A posição zero, ou snippet, é uma posição de destaque no topo da página do Google e é considerado pelo site como referência no assunto que foi pesquisado.

Mas, depois de atrair mais clientes, é importante mantê-los. Por isso, outra estratégia usada no marketing digital é o marketing de relacionamentos, que tem como principal objetivo fidelizar os clientes que a empresa já possui.

“O Marketing de relacionamento é uma estratégia que objetiva criar uma relação longa com os clientes. Ao invés, de unicamente encorajar uma única venda, ele fortalece a lealdade entre a marca e o cliente através da comunicação e do fornecimento de produtos de excelência”, explicou Muniz.

Ainda de acordo com o especialista, segundo pesquisas, ganhar um novo cliente é cinco vezes mais caro que manter o interesse daquele que já comprou da empresa. Além disso, o cliente satisfeito indica produtos e serviços da empresa para outras pessoas.

O marketing de relacionamento usa diversas estratégias, como a realização de pesquisas de produtos e serviços, tecnologias para monitoramento de clientes e a comunicação da empresa com o cliente, através das redes sociais.

“Quanto mais humano, dinâmico e capaz de surpreender com o atendimento, mais satisfeito estará o cliente. Sabe-se também que, uma empresa que cria um canal online e não responde ao cliente, ou de forma omissa, esquece de prestar atendimento, pode estar no início de uma possível crise online”, alertou o especialista.

Só uma consultoria em marketing digital poderá dizer quais são as melhores estratégias para cada empresa e desenvolvê-las, para que a empresa alcance seus objetivos. Além da consultoria, Flávio Muniz realiza palestras em eventos e empresas, e elabora temas para palestras, para capacitar gestores e líderes. Ele já fez palestras sobre marketing em mais de 10 estados do Brasil.

Entre os clientes do especialista, estão Volkswagen, Bradesco, Estética Hollywood by Dr. Rey, MasterChef e Senac.

Flávio Muniz é profissional de Marketing, gestor da empresa ‘Espalhando Marketing Digital’ e especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral, pela ECA-USP. Ele também realizou extensões em Marketing Digital e Estratégias online em Harvard, em Boston e na UCLA, em Los Angeles.

Website: https://flaviomuniz.com.br/