Entenda: a importância do Marketing de Conteúdo

O relatório State of Connectivity 2015: A Report on Global Internet Access mostrou que cerca de 3,2 bilhões de pessoas possuem acesso à internet no mundo. E a tendência é que esse número não pare de crescer. Só no Brasil, de acordo com a última pesquisa divulgada pelo IBGE, o acesso à internet cresceu mais do que 100% nos últimos anos.

Mas o que esses dados tem a ver com Marketing de Conteúdo?

Mais e mais as pessoas têm incluído o acesso à internet nos seus hábitos cotidianos, o que significa que a internet se mostra um terreno cada vez mais fértil para divulgar os produtos e serviços para empresas.

Engana-se quem pensa que o usuário da internet está disposto a clicar em qualquer banner piscando nas laterais do sites que acessa. Acostumado a fazer buscar pelas informações de forma independente, obter o engajamento dos usuários está cada vez mais difícil, uma vez que tendo inúmeras possibilidades, as pessoas optam por acessar conteúdos que agreguem valor para elas.

É neste contexto que o Marketing de Conteúdo tem-se mostrado uma estratégia bastante eficiente para atrair e fidelizar os usuários.

Mas o que é marketing de conteúdo, afinal?

O Marketing de Conteúdo é uma nova estratégia de marketing que tem por objetivo atrair e reter a atenção do público através da criação de conteúdos considerados relevantes. De forma resumida, a estratégia funciona assim:

As empresas buscam atrair visitantes e transformá-los em leads através do compartilhamento de informações que são consideradas valiosas pelo público-alvo.

Esses leads continuam recebendo informações relevantes até que estejam prontos para compra. Diferente do Marketing Convencional, no Marketing de Conteúdo, os diferentes estágios do funil de compras são considerados e o cliente não tem a percepção de que a empresa está forçando a venda.

Os futuros clientes vão sendo alimentados com informações e no momento em que se sentirem preparados, irão procurar a empresa para fazer o fechamento do negócio.

Razões para adotar essa estratégia

Menos incisiva do que a maioria das estratégias de marketing que foram sendo utilizadas até então, o Marketing de Conteúdo mostra-se a ferramenta mais eficiente para atingir esse novo perfil de cliente, que são os usuários da internet.

Isso porque é realizada uma profunda análise desse público-alvo e cada persona, com seus desafios, necessidades, desejos e características recebe um conteúdo que se encaixa perfeitamente às suas demandas.

Além de atrair o público para o fechamento do negócio, um dos objetivos do Marketing de Conteúdo é torná-lo fiel a ponto de fazer recomendações da empresa. Essas recomendações além de serem novas oportunidades de negócio, acabam melhorando a reputação da empresa.

Como fazer?

Os conteúdos podem ser disponibilizados em blogs, redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, etc. Outra estratégia bastante utilizada é a criação de uma landing page, na qual um conteúdo, como um E-book, é disponibilizado em troca de informações cadastrais.

Tenha em mente que todo o conteúdo precisa ser criado pensando nas personas em que ele vai atingir, personas estas, que precisam ser devidamente mapeadas.

O uso de palavras-chave é de grande importância, uma vez que é a partir dessas palavras que muitos usuários vão encontrar os conteúdos da sua empresa nos mecanismos de busca, como o Google.

Outra ferramenta bastante utilizada nesses conteúdos, são as Call-to-Actions, que incentivam as pessoas que estão navegando em seu site a executarem alguma ação.

Por fim, o marketing de conteúdo é uma estratégia que certamente veio para ficar.

Sobre a Marketita

A Marketita é uma consultoria em marketing estratégico para pequenas empresas, startups e micro empreendedores. Oferece serviços de planejamento, operacionalização e gestão de estratégias de marketing, comunicação integrada e vendas. Tem como foco o uso de estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo para fortalecer o posicionamento e marca da empresa (branding).
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre como utilizá-la e trazer resultados positivos para o seu negócio.

Website: http://www.marketita.com/