Empresas brasileiras investem cada vez mais em tecnologias com Cloud Computing

Tecnologia cada vez mais consolidada, o Cloud Computing ou a computação em nuvem vem ganhando espaço em todo o mundo, ano após ano, com taxas de crescimento que giram acima dos 60% — ritmo que deve seguir pelo menos até 2020, segundo apontam as projeções do mercado.

Entre os executivos entrevistados no Brasil pela Global Data, 94% indicaram que suas empresas terão solução na Nuvem até 2020. Questionados sobre as razões para investimentos em Cloud Computing nos próximos três anos, a eficiência operacional foi uma das razões mais apontadas.

O conceito por trás do Cloud Computing é muito simples. Trata-se da utilização da capacidade de computadores e de servidores compartilhados que podem ser acessados por meio da internet. Todo o armazenamento de dados é feito de modo a se tornar acessível de qualquer ponto do planeta, a qualquer momento, sem que para isso sejam necessárias a instalação de qualquer programa ou o armazenamento local de quaisquer informações.

A crescente procura pela computação em nuvem se deve às vantagens de redução de custos e maior agilidade na entrega de soluções para clientes e parceiros. Por conta disso, o investimento das empresas nesta tecnologia deve aumentar 40% em 2018 em toda a América Latina, de acordo com dados da IDC.

Muitas empresas enxergam a possibilidade de investir em tecnologias que fazem o uso do Cloud Computing, atualmente diversas soluções são desenvolvidas para operar em nuvem, programas de fidelidade e portais corporativos são uma das opções disponíveis aos empresários, cada vez mais dispostos e interessados na computação em nuvem.
Entre os benefícios do Cloud Computing estão a flexibilização de estrutura e escalabilidade, rapidez na implementação sob demanda, otimização de processos, acessibilidade e disponibilidade, redução de custos e também disponibilizar ferramentas de análise e controle.

O grande interesse das empresas brasileiras nessa tecnologia faz com que muitas empresas de tecnologia apostem no desenvolvimento de soluções que contribuam com os benefícios do Cloud Computing. Para o gerente de desenvolvimento da Procfit, Igor Grava, as soluções que fazem uso do Cloud certamente possuem um diferencial no mercado. “Sem dúvida está comprovado que o Cloud Computing é uma tecnologia extremamente eficiente, por isso muitos serviços da Procfit são baseados nessa tecnologia, que vem despertando o interesse de um grande número de empresas”, afirma Grava.

Entre as soluções desenvolvidas pela empresa de tecnologia está o Point of Sales ou Ponto de Venda, ferramenta criada para solucionar todo o processo de atendimento aos clientes no ponto de venda, que tem o sincronismo de dados entre as suas características, disponibilizando um servidor nas nuvens com custo atraente, para os varejistas que querem se beneficiar do sincronismo de dados sem manter um equipamento físico fora do estabelecimento comercial.

Outra tecnologia que desperta o interesse das empresas são os programas de fidelidade, mas em alguns casos os gestores das empresas desconhecem o fato de que é possível aliar uma plataforma de fidelidade ao Cloud Computing. É o caso da plataforma de fidelidade Full Points, que mantém em nuvem a plataforma e torna possível desde a customização, criação de regras de pontuação, de promoções e recompensas até a visualização de relatórios gerenciais, a partir de qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Ainda segundo Grava, a tendência é que o Cloud Computing esteja em um número cada vez maior de soluções. “Certamente a computação em nuvem é uma ferramenta que vem para ficar por muito tempo, os empresários sabem que se trata de uma tecnologia modernizadora, capaz de otimizar processos, reduzir custos e flexibilizar a estrutura e a escalabilidade, beneficiando de fato as empresas que utilizam o Cloud Computing”, complementa Grava.