Empresas brasileiras buscam inovação no Vale do Silício

Segundo a PNAD Contínua, pesquisa realizada pelo IBGE recentemente, existem cerca de 13 milhões de brasileiros desempregados. O mercado de trabalho não é o mesmo de ontem ou dez anos atrás, isto é fato. Neste cenário, muitos vêm optando pela capacitação online – de acordo com o Censo EAD BR, o ensino a distância cresce cada vez mais no país.

Para lidar com a demanda do meio virtual e trilhar o ritmo acelerado de empresas como YouTube ou Netflix, muitos gestores estão buscando inovar, pensar de maneira disruptiva e, quando preciso, partir para novos territórios. É o que está acontecendo em algumas empresas tecnológicas do país.

Com a retomada da economia norte-americana, empresas brasileiras estão expandindo suas operações para o Vale do Silício (Califórnia, EUA) em busca de inovação, talentos e mercado, caso da Totvs, já conhecida no âmbito de softwares, e da CEFIS, empresa de tecnologia brasileira atuante no âmbito de educação a distância.

A Totvs está neste ponto tecnológico já faz alguns anos: desde 2012, mais precisamente. No lugar, eles têm um laboratório voltado a pesquisas sobre Big Data, serviços em nuvem e outros temas. A CEFIS, por sua vez, chegou neste local no início de 2018, sendo mais uma estreante brasileira na Califórnia. De acordo com Henrique Andrade, CEO e fundador da CEFIS, a expansão para o Vale muda o mindset das pessoas: “O lugar apresenta um ecossistema de talentos, segurança jurídica e econômica para receber empresas que crescem acima da média do mercado”.

Fundada no ano de 2014, em Goiânia, a CEFIS tem sede em São Paulo e acaba de abrir o escritório em Redwood City, Califórnia. No ambiente de trabalho, a empresa se inspira na cultura e modelo do Google, que também está situado no Vale do Silício. Com mesas de ping pong, videogame e distrações para os momentos de lazer, é buscado na Califórnia novas tendências para o mercado de e-learning, de acordo com o CEO.

Antes de se decidir sobre a expansão do empreendimento para fora do Brasil, Henrique destaca que foi preciso investir em conhecimento – exatamente o que muitos brasileiros vêm fazendo, considerando os dados do Censo EAD BR. Após alguns estudos e análises, percebeu que era o momento certo para abrir um escritório no Vale. Agora, a empresa se junta a outras brasileiras que estão no terreno norte-americano, como a Stone, além de transnacionais e multinacionais tecnológicas situadas na Califórnia, como a Microsoft e o PayPal.

Website: www.cefis.com.br

Website: https://cefis.com.br/