Empresas acreditam encantar no atendimento, mas avaliação dos clientes é outra

*Por José Ricardo Noronha

Quando se fala em “atendimento ao cliente”, abre-se um mundo de incríveis disparidades. Um estudo publicado recentemente pela respeitada Consultoria Bain & Company, com 362 empresas, de diversos portes e variadas indústrias, traz dados bastante alarmantes sobre o tema.

Deste grupo, 80% das organizações acreditam que têm oferecido aos seus clientes uma experiência superior. No entanto, apenas 8% dos clientes atendidos por estas mesmas empresas veem dessa forma.

Perceba o tamanho do gap entre o que as companhias imaginam e a percepção real dos seus clientes!

Esta mesma pesquisa nos apresenta dados ainda mais preocupantes:

– Somente 50% das lideranças das empresas têm focado seus melhores esforços na criação de produtos e serviços mais customizados às necessidades dos seus clientes;

– Apenas 30% destas lideranças têm organizado as funções internas em suas empresas com foco em entregar experiências realmente superiores aos clientes e públicos alvo por elas atingidos;

– Só 30% destas empresas têm mantido canais de feedback constantes com seus clientes.

Enfim, o problema do mundo atual é que ainda são muito poucas as empresas que conseguem oferecer a seus clientes um atendimento que seja no mínimo decente! E o número de organizações que conseguem encantar aqueles que compram seus produtos ou serviços é ainda mais diminuto.

Ou seja, de um lado temos um quadro sombrio, no qual nós mesmos não conseguimos rapidamente nos lembrar de empresas que estejam nos encantando. De outro, temos um cenário de oportunidades incríveis.

Oportunidades que só serão aproveitadas pelas empresas, líderes e profissionais de vendas que, de fato, souberem colocar as necessidades, desejos e sonhos dos seus clientes acima de tudo!

Oportunidades que só se viabilizarão se você e sua empresa se mobilizarem a partir de agora para repensar sua estratégia, tendo como eixo central de tudo que fizerem a figura mais importante para o seu negócio: o seu cliente!

* José Ricardo Noronha é vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. Formou-se em Direito pela PUC/SP e tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Owen Graduate School of Management e é Professor dos MBAs da FIA. É autor dos livros “Vendedores Vencedores” e “Vendas. Como eu faço?”. www.paixaoporvendas.com.br

Sobre José Ricardo Noronha

É vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. Tem como sonho e missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da sua própria história de superação pessoal.

Formou-se em Direito pela PUC/SP e tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management) e atua como professor dos Programas de MBA da FIA e também do Programa de Educação Continuada do Corretor de Imóveis do CRECI/SP.

Escreveu os livros “Vendedores Vencedores” e “Vendas. Como eu faço?”, que contam com a participação especial de experts como Gustavo Cerbasi, Robert Wong, Eugenio Mussak, Raul e James Hunter, entre outros. É considerado um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil.

Site: www.paixaoporvendas.com.br | Blog: www.josericardonoronha.com.br

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