Empresários reagem às notícias de redução na previsão do avanço do PIB para 2019

 

O Banco Central divulgou esse mês o Boletim Focus, baseado em perspectivas de instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos. Segundo informa a publicação, o mercado reduziu a previsão para o avanço do PIB 2019 pela 12ª vez consecutiva, de 1,45% para 1,24%. Para 2020, a projeção ficou mantida em 2,5%. A partir dessa estimativa, a inflação deve subir de 4,04% para 4,07%, segundo cálculo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Apesar do sinal de alerta, os dados não são desanimadores. Segundo especialistas, com algumas alterações feitas pelo Banco Central nos juros básicos, é possível manter a meta estabelecida para a inflação anual. O que significa que pode haver diminuição nos custos de crédito, incentivando a produção e o consumo. Para os empresários, fica a expectativa de aquecimento do mercado, o que é necessário para estimular mais investimentos. Caso aconteça, empreendedores deverão estar preparados para acompanhar o ritmo.

Para o empresário cearense e especialista em processos para empresas, Gilmário Costa, esse cenário de incertezas não deve jamais desanimar o investidor. “Eu comecei minha carreira trabalhando na limpeza e sempre tive o sonho de ter o meu próprio negócio. Só depois de 19 anos empregado, eu consegui abrir minha empresa. Observo que a maior dificuldade dos empresários brasileiros está em mudar o seu pensamento, já que eles culpabilizam o mercado, os colaboradores, a falta de apoio ou estrutura etc. Meu lema tem sido que o impossível é agora, porque acredito que devemos assumir o controle do nosso próprio negócio”, afirma.

E para provar que é possível, Gilmário criou um método que chamou de Três O´S (Observação, Organização e Operação) e aplicou com sucesso em algumas empresas de sua região. Segundo ele, em seis meses de trabalho, com diagnóstico e aplicação de ferramentas para a organização dos processos, essas empresas obtiveram excelentes resultados e entenderam que o foco deve estar na solução e não nos problemas.

Com conhecimentos em Empreendedorismo, Marketing e Administração, Gilmário acompanha a turma de empresários oferecendo conteúdos que auxiliam em cada processo dentro do negócio. E pensando em ampliar esse trabalho de suporte aos pequenos e médios empresários brasileiros, Gilmário lançará em junho uma Masterclass para troca de experiências. “O objetivo é reunir empreendedores e fazer uma rodada de perguntas para que um possa aprender com a experiência do outro. É importante entender que cada um de nós, com sua vivência, pode ser útil para a superação da dificuldade do outro e que não podemos mais ficar reclamando e esperando que a mudança venha de fora, precisamos nos movimentar e nos unir. Assumi isso como uma missão de vida”, finaliza.

Gilmário Costa é proprietário da UP Now Gestão e desenvolve três projetos para ajudar empresários a otimizarem seus negócios: Método Três O´s, G30- MasterClass e Fature mais e Gaste Menos. Além desses projetos, oferece consultoria em gestão, palestras, workshops gratuitos e disponibiliza conteúdos em seu blog e vídeos no YouTube.

 

Website: https://gilmariocosta.com.br