Em meio à crise, cresce o número de empreendedores no Brasil

A crise econômica que o Brasil vem enfrentando está mudando os hábitos e a rotina de milhares de pessoas. Atualmente, são mais de 10 milhões de desempregados no país, segundo dados divulgados pelo IBGE no último dia 20.

Essa realidade, tem feito com que os brasileiros usem ainda mais a criatividade e arrisquem em um negócio próprio para garantir a renda familiar. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), também do IBGE, o número de pessoas que trabalham por conta própria nas Regiões Metropolitanas do Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre bateu o recorde de 4,650 milhões em dezembro de 2015, o maior desde o início da série das pesquisas, em 2002.

Ter o negócio próprio é, também, uma oportunidade de realizar um sonho antigo e fazer aquilo que a pessoa realmente gosta. Se você adora o segmento de fotografia e vídeo e vem enfrentando dificuldades nesse período de recessão, não deixe de conferir as dicas que o Blog eMania – Apaixonados por Fotografia, Vídeo e Cinema – separou para você engatar de vez o seu negócio.

Faça um planejamento
Vontade e aptidão são importantes características para iniciar e gerir um negócio próprio, no entanto, é muito importante que o empreendedor faça um planejamento da empresa, envolvendo suas metas, orçamento, tarefas, equipamentos e análise da concorrência.

Esse primeiro passo, ajudará o empreendedor a tomar decisões no futuro de modo mais assertivo. Além disso, o planejamento servirá como um guia, principalmente, nos primeiros meses do negócio. Por isso, é interessante destinar um tempo para realizar um planejamento estratégico antes de iniciar os trabalhos.

Defina o nicho de mercado
Nos dias de hoje, a área de fotografia e vídeo conta com diversas subdivisões e é importante o empreendedor definir, durante a fase de planejamento, quais dessas divisões ele focará o seu negócio. Definir se a atuação será no segmento infantil, moda, casamento, entre outros, além de ajudar o empreendedor a conhecer os seus concorrentes neste nicho, também dará uma ideia de quais equipamentos fotográficos investir, já que, em algumas áreas, são necessários itens específicos.

Invista em capacitação
Se você ama fotografia e vídeo, porém nunca atuou como profissional nessa área, é importante investir em cursos e workshops para aprimorar as técnicas e expandir os conhecimentos. Além disso, nesses locais, é possível fazer contato com diversos profissionais do ramo, algo interessante para quem está começando.

Escolha dos equipamentos fotográficos
Como o planejamento em mãos e com os cursos para aprimorar o conhecimento, chegou a etapa do empreendedor escolher os equipamentos fotográficos que guiarão o seu trabalho. Uma boa câmera fotográfica é essencial para iniciar o negócio. Há no mercado diversas opções de câmeras que oferecem aos iniciantes; filtros para modificar as fotos sem a necessidade de editá-las em programas específicos, além disso, é importante buscar por um modelo que controle a entrada de luz e ofereça a opção de inserir lentes extras, que garantem uma maior flexibilidade ao fotografar.

Se o objetivo do empreendedor é utilizar a sua própria casa ou uma pequena sala alugada para montar o seu estúdio fotográfico no início do negócio, é preciso ficar atento a outros equipamentos, além da câmera, que serão indispensáveis.

Uma das principais preocupações dos fotógrafos é com a iluminação, por isso, é importante utilizar rebatedores fotográficos ou set lights para controlar a intensidade da luz na foto. Outro ponto importante ao se criar um estúdio são os planos de fundo. Geralmente, é usado o fundo infinito aquele totalmente branco, no qual o empreendedor pode utilizar tecidos mais em conta, como o TNT.

Por fim, outro equipamento que é indispensável para os fotógrafos é o tripé , que ajuda a posicionar a câmera em um determinado ponto, permitindo a realização de uma sequência de fotos, na maioria das vezes, controlando a angulação corretamente.

Aplique essas dicas, busque informações sobre o mercado, vá atrás de clientes e se dedique. Assim, certamente, o resultado será um negócio de sucesso!

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