Dissecando o mercado de iluminação e os novos serviços que as lojas estão disponibilizando para seus clientes

A indústria de iluminação no Brasil começou no início do século XX. A primeira indústria brasileira de lustres e arandelas foi fundada em 1931. Desde então, o setor cresceu e se fortaleceu muito. Atualmente, existem mais de 600 indústrias em atividade que geram mais de 37 mil empregos. Dessa indústria, luminárias representam 61% do faturamento, lâmpadas 28% e reatores 11%.

Segundo o site Luxbrasil, a grande maioria das indústrias está concentrada na Grande São Paulo, representando 58% do total. 25% estão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. As 17% restantes estão no interior do Estado de São Paulo.

Uma nova era do mercado de iluminação é segmentada com a chegada das lâmpadas de LED. A produção desse mercado foi superior a 15 milhões de unidades. Segundo dados da Associação Brasileira de Indústria de Iluminação (Abilux), em 2014 foram consumidas 20 milhões de lâmpadas de LED.

Segundo a revista Lumiére Eletric, o mercado global de luminárias LED representou, 2014, 24 bilhões, e projetam um crescimento de 10% ao ano, até 2022, atingindo 45,6 bilhões. Em 2015 e 2016, o uso do LED cresceu 60% mundialmente. A tendência é que continue crescendo, para uso tanto decorativo, como apenas de iluminação.

Outro fator que é bem visto no mercado de iluminação é a presença dos ambientes planejados que proporcionam o efeito desejado ao ambiente. A parceria de empresas de artigos de iluminação com arquitetos e designers de interiores, que projetam a iluminação correta para cada ambiente, está em alta e se tornou um serviço que cresce a cada dia nas lojas que oferecem este recurso ao cliente.

O empreendedor Eduardo T Vaccari, proprietário da empresa Roby Lustres, oferece as mais diversas opções de iluminação, incluindo várias opções em LED, além dos melhores abajures, arandelas, artigos de decoração, luminárias e lustres, com um design arrojado para completar perfeitamente a ambientação da sua casa, além de realizar projetos que pode deixar a iluminação da sua casa mais harmônica.

Para conferir mais sobre a Roby Lustres: https://www.robylustres.com.br/