Desenvolvimento de franquias depende de avanço tecnológico para se adaptar ao ambiente digital

Segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), a inovação foi a grande responsável pelo crescimento das franquias em 2017 (de acordo com a própria ABF, o segmento cresceu 8% em 2017 e prevê alta de 9% para 2018).

Franquias e o cenário de transformação digital

Os investimentos em inovação fazem parte de uma mudança na postura das empresas em geral que, antenadas com as demandas do mercado consumidor, iniciaram, nos últimos anos, um processo de transformação digital focado na implantação de tecnologias e soluções capazes de otimizar a eficiência operacional, aumentar a capacidade de produção e a oferta de produtos e serviços mais sofisticados.

Só no ano passado, uma pesquisa da IDC, consultoria especializada em tecnologia da informação, apontou que negócios em todo o mundo investiram mais de 1 trilhão de dólares em ações de transformações digital.

Dentro deste cenário, o mercado de franquias também tem buscado ampliar seu viés inovador. Entre 2014 e 2016, quase 92% das franqueadoras investiram na criação de algum novo produto ou serviço (números da 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras – ABF/CNS). No mesmo levantamento, 45% destas empresas informaram ter adotado novos equipamentos e softwares para o andamento dos negócios.

Com tudo isso, já é possível afirmar que sim, o universo do franchising, como um todo, já abriu os olhos para a tecnologia e a transformação digital. O segredo para os investidores é buscar marcas consolidadas, com histórico de sucesso no campo da inovação.     

O papel da tecnologia no crescimento de uma franquia

Assim como para outros modelos de negócio, a tecnologia assume diversos papéis quando o assunto é o crescimento de uma franquia. As empresas franqueadoras podem utilizar soluções, para, por exemplo:

  • Tornar mais eficientes as operações internas de uma franquia no plano da gestão financeira, contábil, de estoques, pessoas, clientes e atendimento;
  • Melhorar a comunicação com os franqueados;
  • Ampliar a oferta de produtos e/ou serviços;
  • Atingir com mais eficiência o público-alvo de uma franquia;
  • Entender as demandas dos consumidores e melhoras os níveis de satisfação e encantamento.

Com todos estes benefícios, é fácil entender porque os investimentos em tecnologia e inovação foram o pilar do crescimento do mercado de franquias nos últimos anos.

Franquias Odontológicas x Tecnologia

Pensando, especificamente, no setor de saúde, a busca pela inovação não só se expandiu, mas sim, lidera o crescimento dos investimentos em inovação quando observarmos o ambiente de negócios global. De acordo com levantamento da PwC divulgado pelo Valor Econômico, este setor, que engloba o mercado de odontologia promete aportes na casa US$ 165 bilhões em 2018.

Sendo também o mercado que mais cresce dentro do segmento de franquias, é natural que as empresas franqueadoras da área de saúde se direcionem, cada vez mais, para uma mentalidade com foco na oferta de inovação e melhores produtos e serviços.

Desde sempre antenada com as tendências tecnológicas do mercado, a Odontoclinic é pioneira em disponibilizar para seus franqueados ferramentas de ponta que melhoram a gestão de clínicas e aumentam o poder de decisão de dentistas e investidores, tendo como base indicadores precisos e dados concretos sobre todos os departamentos de um negócio.

E os pacientes da Odontoclinic também podem colher os benefícios da transformação digital por meio de soluções avançadas que permitem, por exemplo, antecipar os resultados de um tratamento em 3D, realizar escaneamentos digitais ou Raio-X panorâmico para documentação, fazer uso de alinhadores transparentes e contar com todos os avanços da Ortodontia Digital dos produtos Everest.

“Tudo isso porque acreditamos que os cuidados com a saúde bucal podem e devem usufruir dos avanços da tecnologia, para o atendimento das necessidades de nossos pacientes. Então, se você está pensando em investir em uma franquia odontológica, que tal embarcar conosco nesta jornada de transformação digital”, questiona o CEO da Odontoclinic, Carlos Leão.

Sobre a Odontoclinic

A Odontoclinic, que é a primeira rede de franquias de clínicas odontológicas do Brasil tem como modelo de negócio oferecer serviços em todas as áreas da Odontologia, atendendo às especialidades Clínica geral, Ortodontia, Prótese, Implantes, Clareamentos e Periodontia com comunicação direcionada para o público B e C – desde crianças até idosos. Tudo isso aliado a conforto, segurança e preços acessíveis, oferecendo uma excelente relação custo-benefício aos seus clientes incentivando-os ao hábito de visitar regularmente o dentista. A Odontoclinic conta com os mais avançados equipamentos disponíveis no Brasil, proporcionando um tratamento de alta qualidade com o mais elevado grau de satisfação dos pacientes. Nosso propósito é transformar a experiência de ir ao dentista.

 

Website: http://www.odontoclinic.com.br/