Dentista se destaca com consultorias para implantação e gestão de Consultórios Odontológicos

Fazer a gestão de uma clínica, ou consultório, não é tão simples como parece. Porém, é comprovado, que, aqueles que encaram o desafio de melhorar a qualidade de suas organizações, alcançam melhores resultados do que os concorrentes. Segundo pesquisa divulgada no SEBRAE em 2015, entre 70% e 80% das empresas no Brasil fecham as portas antes de completarem 2 anos de funcionamento. A especialista em consultoria para implantação e gestão de consultórios odontológicos, a cirurgiã dentista, Samya Figueiredo da Rocha, explica que clínicas e consultórios são ambientes que, acima de tudo, precisam passar aos pacientes credibilidade e confiança, já que estes locais lidam diretamente com a saúde das pessoas.

Mas afinal, como fidelizar clientes se o local onde eles realizarão exames e outros procedimentos é confuso, bagunçado ou barulhento? “Isso não condiz com o que as pessoas esperam”, relata ela. “É aí que entra o trabalho importante da consultoria e gestão, que, através de métodos eficazes, coloca em prática hábitos que tornem a rotina diária no consultório fluida e harmoniosa”, destaca Samya. 

Samya se divide entre a profissão e a prestação de serviços em consultorias online e presencial para profissionais de todo o país , onde tem sido bastante requisitada nacionalmente. Em uma clínica odontológica que atinge grande quantidade de pacientes é comum o cirurgião dentista se perder no comando relacionado à administração, pois a formação do dentista é praticamente técnica, e em momento algum, focada na administração do consultório. “Com as informações certas e o envolvimento da equipe, é possível atingir o alto grau de profissionalismo, conseguir todos esses resultados sem ferir o Código de Ética e manter grande qualidade no atendimento aos clientes. Este alcance positivo se deve a processos muito bem definidos”, diz.

Ela explica que quando ministra treinamento sobre a implantação desses processos em clínicas odontológicas, o cirurgião dentista dispara: “Mas eu já faço isso!”, mas será que está aplicando corretamente? Será que não está aplicando o processo isoladamente? Ou será que os recursos humanos são inapropriados e destreinados? ” É importante lembrar que somos dentistas, e que para desenvolvermos esses processos, de forma efetiva, precisamos de pessoas ou empresas que tenham competências para tais funções. Os bons resultados são a somatória de muitos pequenos processos”, atesta.

De acordo com a Dra Sarah Lacerda, “O objetivo de investir neste tipo de profissional, não é apenas o de alavancar faturamento, mas de adquirir excelência na gestão de pessoas , e, principalmente da oferta dos serviços aos pacientes ” , disse a dentista.

Com excelentes resultados e habilidades, a profissional que está sempre atenta às novidades do segmento, tem conseguido aumentar os resultados, a médio e longo prazo das unidades as quais está sendo convidada a prestar consultoria transformando os espaços em clínicas de alta performance, bem geridas, com rentabilidade financeira, e claro, sem esquecer a gestão técnica, que não é um diferencial, e sim uma obrigação da classe odontológica.

Em  2019 , Samya  possui alguns   projetos  para entrar com seu trabalho nos Estados Unidos . Seus trabalhos já são reconhecidos no Brasil , e continua estudando  novos mercados, aprendendo suas particularidades e planejando soluções.

 Samya Santos Figueiredo da Rocha

 Possui formação em Odontologia  e 

 Gestão Total Para Consultórios Odontológicos