Dentista cria método para fazer marketing através do Facebook e cresce 33% em plena crise

A dentista Aline Baltazar, de Sorocaba, interior de São Paulo, desenvolveu um método no qual o próprio dentista faz o marketing de seu consultório ou clínica através do Facebook. Ela conta que, enquanto muitos consultórios cortam despesas com marketing em épocas de crise, ela procurou uma maneira de reduzir custos com marketing, sem deixar de fazê-lo. “Não faz sentido cortar de vez a única fonte de novos pacientes do consultório. Fazendo isso, o dentista estará correndo o risco de viver seu maior medo: agenda vazia, pacientes sumindo do consultório, e ele sem saber como pagar as contas. Então culpam a crise, sem perceber que, na verdade, foi apenas um erro de estratégia”, diz a Dra. Aline.

A ideia surgiu quando, em um dos seus anúncios patrocinados no Facebook, a Dra. Aline investiu 31 reais, atraindo um paciente que realizou um tratamento no valor de mil reais. A partir daí, ela começou a estudar marketing mais a fundo, fez cursos online de marketing digital e hoje, cursa MBA em marketing. Ela conta que há algumas particularidades no marketing odontológico. “Primeiro porque devemos quebrar a barreira do medo antes de tentar “vender” um tratamento, e podemos fazer isso através da escolha da foto e texto corretos para as publicações. O marketing para dentistas é bem diferente do marketing para uma loja de carros ou uma doceria, por exemplo, pois, nesses casos, o consumidor naturalmente deseja aquilo e, de certa forma, o marketing se torna mais simples, com menos etapas para se conquistar o cliente”, diz ela. Outro cuidado que o marketing odontológico requer é o respeito ao código de ética odontológico, que traz algumas regras sobre propaganda na odontologia. Ela conta que sentia falta desses detalhes inerentes à odontologia nos cursos online de marketing que fez e nas agências que já contratou, por isso surgiu a vontade de unir odontologia e marketing, e criar uma forma de compartilhar suas ideias e estratégias, de dentista para dentista.

Após alguns testes em sua Fanpage, ela desenvolveu um método que, logo no primeiro mês em que foi implementado, aumentou o faturamento da sua clínica em 33% e o melhor, com a agenda lotada de pacientes de qualidade. “Pacientes de qualidade são os pacientes ideais que desejo atrair para meu consultório. Com o Facebook, consigo segmentar o público, trazendo para minha clínica os pacientes que mais combinam com a nossa proposta de valor”, diz ela.

A Dra. Aline compartilha dicas de como melhorar o desempenho da fanpage de consultórios odontológicos através de sua página no Facebook (Dentistas no Face) e sua conta no Instagram (@dentistasnofacebook), e em breve lançará um curso online de Marketing para Dentistas.

Website: http://alinebaltazar.com/