Data Center Virtual traz maior controle da área de TI em pequenas e médias empresas

Uma nova solução em Cloud Computing, chamada Data Center Virtual, tem crescido em larga escala em 2017, em todo o mundo, trazendo uma evolução do já consolidado Cloud, porém com grande vantagem de ser mais completa.
Agora não apenas o servidor é virtual, mas oferta de armazenamento em disco e a rede também são totalmente virtualizadas. Segundo relatório da Market Insights da consultoria Gartner, em 2020 utilizar soluções em Cloud Computing no dia a dia dentro nas empresas, será algo tão corriqueiro como ter uma conexão à internet hoje.

Ao invés de contratar apenas um servidor cloud, agora é possível contratar um data center inteiro como serviço, o chamado IaaS (Infraestrutura como serviço), evoluiu, sendo possível agora, através do Data Center Virtual, criar uma infra semelhante a um data center inteiro de forma totalmente virtualizada.

Interligar seus servidores cloud é simples dentro do contexto de data center virtual, criar redes privadas e firewall também é plenamente possível, sem necessidade de investir em nenhum equipamento, já que tudo isto é virtualizado na nuvem.

Todos já sabem da grande vantagem da computação em nuvem para TI de empresas de qualquer segmento, mas vale lembrar que entre as maiores vantagens estão em facilitar a vida de gestores de profissionais de TI por eliminarem custos com a compra de equipamentos e licenças, investimentos em infraestrutura, energia, e links de internet redundantes, trazendo muita agilidade para a operação de TI.

Um dos maiores desafios enfrentados na tecnologia Cloud era que a maioria das plataformas oferecia servidores isolados, e interligá-los não era tarefa fácil, principalmente mantendo forte padrão de segurança e acesso privado entre seus servidores.

Entre as maiores vantagens de se contratar um serviço de data center virtual estão:

Investimento assertivo: Ter um data center dentro de casa (inhouse) é muito caro, além de oferecer grande necessidade de manutenção e atualizações. É preciso montar uma infraestrutura de energia ininterrupta, contratar mais de um link à internet para que se tenha acesso aos servidores sem quedas ou lentidão, é necessário investir em segurança física do local e refrigeração. Sem falar que ao comprar máquinas físicas, não se costuma utilizar todos os recursos do mesmo, com isto há um desperdício de recursos. Na locação de infraestrutura através do Data Center Virtual, se paga apenas pelo que será preciso utilizar, tráfego internet já está incluído no pacote, e não se precisa imobilizar capita em compra de equipamentos.

Escalabilidade: Quando se monta um data center dentro de casa, compra-se equipamentos e estrutura que irá suprir a demanda da empresa, mas um crescimento rápido pode comprometer a infra, que necessitará de upgrades, o que deixará o projeto rapidamente defasado, necessitando de novos investimentos. Da mesma forma, em caso de uma redução das necessidades de uso de servidores por parte da empresa, os equipamentos já fora comprados, e ficarão parados sem uso. Em Data Center Virtual você pode aumentar ou reduzir a estrutura de acordo com as necessidades da empresa, exatamente por isto o serviço é o queridinho das Startups, que precisam de respostas rápidas de seus fornecedores de infraestrutura de TI.

Customização: Cada Data Center Virtual é montado com base nas exatas necessidades dos clientes, você contrata apenas o que irá precisar em termos de CPU, memória, oferta de disco e tráfego internet. Muitas empresas vendem Cloud em pacotes, em que mesmo precisando apenas de CPU você acaba sendo obrigado a também ampliar a memória por exemplo.

Manutenção: Equipamentos físicos requerem manutenção o tempo todo, replicação, backup, atualizações, etc. Terceirizar a infraestrutura de TI reduz muito a quantidade de trabalho das equipes de TI dentro das empresas que possuem data centers dentro de casa, e gera uma economia fantástica, assim a empresa pode focar seus esforços em melhorar seus processos e produtos, em suma, focar em seu negócio, ao invés de ficar apagando incêndios com problemas em servidores ou falhas na rede do data center.

Uma das empresas pioneiras no Brasil em Data Center Virtual, é a Host One, no blog da empresa há outros conteúdos muito úteis para quem deseja entender mais sobre esta tecnologia e como ela pode ajudar sua empresa a superar os desafios de TI no dia a dia de uma forma mais dinâmica e economizar muito com data centers e servidores.

Para mais informações, acesse: www.hostone.com.br
Website: http://www.hostone.com.br