Customização: tendência de mercado que movimenta 50 bilhões de reais

Hoje em dia muito se fala de customização , mas o que significa isso?
A palavra vem do termo americano “custom made”, que traduzido quer dizer a adaptação ou personalização de algum objeto, acessório ou roupa.
O termo é bem comum no mundo da moda, onde sempre é possível transformar, modificar ou inserir novas informações em uma peça, usando talento para que elas se tornem únicas e diferentes, mas a tendência já chegou aos calçados, na decoração e ganhou mais força ainda nas peças artesanais.

Hoje no Brasil 45% dos brasileiros trabalham na informalidade, desses 8,5 milhões vivem do artesanato e da customização. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50 bilhões de reais são movimentados anualmente por esses profissionais.

O mercado do artesanato e customização impulsiona vários setores da economia. Um deles é o comércio de atacado e varejo da Rua 25 de Março.

Segundo Leandro Reis, proprietário da Comercial 4 Estações, tirando as datas de sazonais como carnaval e festas populares, os artesões e figurinistas mantém o comércio de adereços, pedrarias e acessórios aquecido durante o ano todo.

“A crise fez com que aumentasse a procura por trabalho alternativo. O artesanato, a customização de roupas e acessórios acaba se tornando uma saída para quem não consegue uma recolocação. E com um tempo se transforma em uma ótima opção de renda”.Explica Leandro.

Por conta do aumento nesse nicho de trabalho, também cresceu a procura eventos que reúnem tudo sobre esse mercado.
É o caso da Mega Artesanal, que acontece anualmente em São Paulo e reúne empresas, lojas, professores e publicações desse nicho de mercado.

A Comercial 4 Estações , que está há 27 anos na Rua 25 de Março, levará o melhor em adereços e acessórios para a maior feira de artesanato e customização do Brasil: a Mega Artesanal, que acontece de 12 a 16 de julho na Expo Imigrantes em São Paulo. Quem for visitar o estande, além de conferir de perto vários produtos, também terá a oportunidade de acompanhar dicas de customização em objetos e acessórios por grandes profissionais do mercado de artesanato.

Veja a programação:

12 de julho quarta-feira – Isomar Silva Magalhães demonstra como se faz chaveiros de pedrarias e metais e porta trecos com garrafa pet e feltro.

13 de julho quinta-feira – Keli Neves, da Koisas de Keli vai dar dicas especiais para decorar talheres e jogos americanos e porta copos com pérolas, chatons, metais e pedrarias.

14 de julho sexta-feira- Lilian Coelho Corazza- da Lilian Coelho Artesanato mostra como fazer bolsas de caixa de leite forradas com feltro, além da customização com pedrarias e galões de porta retratos com pedrarias.

Além das dicas especiais das professoras de artesanato, sortearemos muitos brindes e uma cesta com vários produtos da loja.

Serviço
Comercial 4 Estações na Mega Artesanal
São Paulo Expo Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes Km 1,5
Paço do Comércio, Rua E, estande 231

Transporte gratuito saindo da estação Jabaquara do metrô para a Mega Artesanal.

Loja
Comercial 4 Estações
Rua 25 de março,905/907
tel 113328 8800
whats 11 94199 5555
facebook/ comercial4estacoes

Website: http://www.comercialquatroestacoes.com.br