Conheça a história do airsoft (regras, tipos de jogos)

Uma atividade que tem se popularizado e conquistado mais adeptos é o airsoft: o jogo simula operações policiais e militares em que os participantes tomam posse de armas de projéteis não letais, de plástico, chamadas de bbs. Essas bbs não possuem tinta, por isso, ao ser atingido, o jogador deve avisar e sair por iniciativa própria, o que seria uma questão de honra!

O airsoft surgiu no Japão, na década de 70, por iniciativa de um grupo de pessoas que gostavam de tiro vivendo em um país onde civis são proibidos de portarem armas. Esse grupo criou o “armamento”, mas quem começou a confeccionar o equipamento em grande escala para o mundo e do tipo AEG foi uma empresa chamada Tokyo Marui.

Inicialmente, o airsoft era restrito à modalidade de tiro ao alvo, mas conforme foi ganhando mais interessados, tornou-se um combate. Não há problemas nisso, visto que a munição, além de não ser letal, também não machuca a pessoa que é atingida. Aliás, a popularização do airsoft pelo mundo deve muito à cultura popular, especialmente aos games e à indústria cinematográfica, que sempre retrataram guerras e batalhas, aumentando o interesse nessas práticas.
O primeiro público que essa atividade conquistou eram homens que admiravam heróis e personagens de ação de modo geral. No entanto, hoje em dia, muitas mulheres se tornaram praticantes e até pessoas movidas pela curiosidade de se sentir em um campo de batalha acabam se tornando adeptas.

No Brasil, 2003 é um ano muito importante para essa modalidade, pois foi quando surgiu o fórum Airsoft Brasil. A partir daí, o equipamento necessário começou a ser controlado e regulamentado por um órgão específico do governo, a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados. As primeiras equipes a surgirem foram a G.E.A.R e WKG, em Curitiba e no Rio, respectivamente.

A Portaria nº 002 – Colog de 26/02/10 é a responsável por homologar a fabricação, comercialização e importação das armas de pressão e simuladores de armas de fogo. O número de brasileiros interessados no airsoft tem crescido, especialmente após a regulamentação, quando a prática se tornou mais segura, ganhando um caráter genuinamente desportivo.

Website: http://www.qgairsoft.com.br/