Como o Crowdfunding ajuda sua Banda a lançar Novos Projetos

Após auxiliar empreendedores, ONGs e artistas ao redor do mundo a arrecadar mais de US$ 10 bilhões em 2014 (e com previsão de alcançar 17 bilhões em 2015), o crowdfunding vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

A música independente brasileira ficou por muito tempo na sombra das grandes gravadoras, mas esse cenário vem mudando junto com o crescimento do financiamento coletivo. Essa forma de financiamento de projetos tornou mais simples e prazeroso o processo de criação e produção de discos, o relacionamento dos artistas com seus fãs e também a realização de shows ao redor do país.

Ao criar uma campanha de crowdfunding , você conta com a contribuição de centenas ou até milhares de fãs que gostam do seu trabalho e querem que você lance seu CD, DVD, show, clipe ou algum outro projeto no mercado.

Depois de 9 anos de estrada com a banda Fake Number, a vocalista Elektra lançou seu projeto solo para mostrar ao mundo que veio para viver de música. Através da plataforma de financiamento coletivo arrecada fundos para lançar seu primeiro EP solo . Os fãs que contribuirem com a campanha pode receber como recompensa coisas super especiais desde um EP autografado até um ensaio com audição, pocket show e até mesmo uma ida ao cinema com a cantora.

Além disso, o crowdfunding é uma opção não só para os artistas independentes, que não possuem gravadora ou patrocínio, mas também para os artistas consagrados que querem gravar seu projeto original, sem a interferência de um produtor ou gravadora. Por isso, este tipo de arrecadação digital tem se tornado uma solução cada vez mais procurada.

Os cantores Leila Pinheiro e Nasi criaram campanhas de crowdfunding para gravar seu EP e DVD, respectivamente. Os dois já são cantores consagrados, com mais de 30 anos de carreira, e optaram pelo crowdfunding , pois queriam lançar seus projetos com a contribuição de seus fãs. Os cantores queriam que os fãs fizessem parte deste momento da carreira deles. E isso é o legal do crowdfunding, ele une ainda mais o artista e seu fã, afinal, é para o fã que o artista lança seus projetos.

Na Kickante, plataforma brasileira do segmento, 38% das campanhas culturais são voltadas a projetos musicais. Segundo Tahiana D”Egmont, CEO da empresa, cada vez mais artistas têm recorrido ao crowdfunding para se reinventar.

“Notamos que os artistas têm percebido as possibilidades do crowdfunding. Inclusive, artistas de grande sucesso têm utilizado a ferramenta para inovar no lançamento de seus álbuns e para se aproximar dos fãs. Esse movimento nos mostra um novo momento nesse setor, onde nomes consagrados apostam na alternativa para chegar ao seu público que é cada vez mais conectado”, comenta.

Alguns artistas passam anos em tentativas fracassadas de chamar a atenção das gravadoras, sem se dar conta que realizar seus projetos por conta própria pode ser muito mais simples. Quer que o financiamento coletivo ajude sua banda a decolar? Crie sua campanha de crowdfunding e arrecade fundos para seus projetos musicais hoje mesmo!

Website: http://www.kickante.com.br/