Como melhorar a gestão de uma loja mesmo com o movimento de final de ano

Quem trabalha no comércio sabe que o enorme movimento de clientes no final de ano pode ser bastante difícil de controlar. A maioria das lojas percebe grande crescimento de visitantes no período, exigindo também maior atenção e trabalho por parte de todos os funcionários para não perder vendas e lucrar menos na melhor data comercial.

Justamente por estarem tão atarefados nessa época, muitos lojistas evitam mexer no sistema do estabelecimento com medo de atrapalhar a rotina de trabalho ou até mesmo perder dados importantes no processo. Mas não precisa ser o caso. Hermano Aragão, da Kamaleon T.I., mostra que com o suporte adequado da empresa desenvolvedora, mesmo perto do Natal pode ser o momento ideal para adotar um sistema de gestão.

AS VANTAGENS DE UM SISTEMA DE GESTÃO
Não é novidade que qualquer loja pode se beneficiar muito com um sistema integrando ações e processos da rotina administrativa. E ainda mais no período mais movimentado de fim de ano. “Para começar, todas as tarefas envolvidas no dia a dia do estabelecimento passam a estar centralizadas pelo software, facilitando o acesso de qualquer um aos dados que precisa”, explica Aragão. “Isso torna, por exemplo, o atendimento ao cliente muito mais rápido e satisfatório”, complementa.

E com o grande aumento de vendas, natural com a proximidade das festas de fim de ano, adotar um sistema de gestão torna-se ainda mais fundamental. Hermano explica que “com o sistema o empresário garante maior controle sobre dados da empresa e informações econômicas como o estoque, as entradas e saídas e o balanço financeiro de forma rápida e organizada. Isso sem contar com as facilidades de emissão de nota fiscal, e de cruzamento e análise de dados de diferentes áreas dentro da empresa”, ressalta o consultor.

Hermano ainda comenta das possibilidades de aumento nas vendas: “No final de ano, um sistema automatizado ainda dá um empurrãozinho para o marketing e vendas, pois com o estoque organizado é possível analisar rapidamente itens em sobra para realizar promoções-relâmpago, por exemplo – que costumam fazer sucesso perto do Natal. Ou ainda para avaliar os padrões de compra e notar os artigos que têm mais procura, podendo assim encomendar maiores quantidades para não arriscar haver falta em momentos de alta demanda”.

TRANSIÇÃO SUAVE
Apesar das claras vantagens que qualquer negócio pode ter ao adotar um sistema de gestão, muitos empresários ainda temem fazer a mudança perto da chegada do Natal. “O grande medo é que a transição do que vem sendo usado para o novo software atrapalhe o bom andamento da loja e, consequentemente, as vendas”, explica Hermano, que acompanha de perto essas mudanças em todos os seus clientes.

“Mas isso só acontece se não houver o acompanhamento correto por parte da empresa desenvolvedora do novo sistema. Do contrário, a transição é sempre bastante suave, sem alterar em nada a rotina do estabelecimento durante o período da mudança”, comenta.

Comunicação e transparência entre lojista e desenvolvedor também são fundamentais para que tudo corra sem problemas quando o assunto é sistema de frente de loja. Deixando um ao outro sempre a par do que vai acontecer evitam-se grandes alterações na operação do negócio.

Então, já viu que não há motivos para temer a implantação de um sistema de gestão só porque o fim de ano traz mais movimento para a loja. É possível se aproveitar de todos os benefícios que um software oferece sem precisar perder clientes ou vendas por isso. Basta procurar uma empresa desenvolvedora de confiança e contar com o suporte total dela para que nada prejudique os processos atuais.

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