Como a prática da atividade física combate o estresse diário

Todos sabem que o estresse excessivo prejudica a saúde. Caso seja vivenciado diariamente, o estresse pode debilitar, e muito, a nossa qualidade de vida e bem-estar. No entanto, é bom lembrar que atividade física e estresse têm uma relação inversamente proporcional. Ou seja, o exercício físico regular é uma prática comprovadamente eficaz e saudável para combatermos o estresse.

Segundo o consultor técnico do Programa Academia da Saúde do Ministério da Saúde, Fábio Carvalho, os benefícios que podemos colher como resultado da prática de atividades físicas são muitos, desde a melhoria do sono, menor risco de ataques cardíacos, maior capacidade de enfrentar os geradores do estresse, redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor, até o aumento da sensação de bem-estar e da autoestima. A prática também contribui para a redução da pressão arterial e do colesterol, controle da diabetes, e melhoria da capacidade pulmonar e da flexibilidade das articulações, além do fortalecimento dos sistemas muscular e ósseo.

Infelizmente, apenas 3 em cada 10 brasileiros na idade adulta praticam atividades físicas e esportivas regularmente, segundo levantamento inédito realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgado em setembro do ano passado. De acordo com o estudo, a situação socioeconômica regula a prática de exercícios físicos: pessoas com renda mensal per capita de 5 salários mínimos ou mais praticam atividades físicas até 71% a mais do que a média das pessoas adultas no país. Em contrapartida, o grupo de pessoas sem nenhum nível de instrução pratica até 54% a menos que a média das pessoas adultas. Além desse grupo, mulheres de baixo nível socioeconômico e educativo, pessoas idosas, pessoas negras e pessoas com deficiência formam a maioria entre os não praticantes.

Dentro desse contexto, as pessoas que não se exercitam regularmente tendem a dar pouca importância aos benefícios da atividade física e tornam-se mais vulneráveis ao estresse que, quando excessivo, pode resultar em cansaço mental e físico, dificuldade de concentração, incapacidade de relaxar, indiferença emocional, agressividade, perda de memória imediata, apatia, diminuição de libido, humor deprimido, e crises de ansiedade, afetando diretamente o sistema imunológico e o bom funcionamento das defesas do corpo.

Pensando nisso, é recomendável a prática de atividades físicas de 3 a 4 vezes por semana. E a procura pela orientação de bons profissionais na área pode ser feita por meio da internet, em plataformas abrangentes, como a Superprof: uma comunidade especializada em aulas particulares que conecta aluno e professor, com agilidade e segurança. Presente hoje em 22 países, a Superprof oferece um leque de mais de 500 disciplinas específicas do conhecimento humano, dentre elas, as relacionadas aos esportes, como diversas modalidades de dança, atletismo, ciclismo, corrida, pilates, yoga, esportes coletivos (futsal, handebol, vôlei, basquete, beisebol, tênis, etc.), esportes de combate (judô, capoeira, esgrima, boxe, kung fu, krav magá, karatê, taekwondo, wing chun, etc.), natação, triathlon, squash, musculação, crossfit, e até polo aquático.

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