Com o mercado de Coaching em alta, surgem oportunidades e armadilhas

Em tempos difíceis, os executivos buscam cada vez mais estratégias para comandar corporações e sobreviver a uma das maiores crises já enfrentadas por eles e pelo país. Uma das alternativas tem sido recorrer ao coaching para reequilibrar forças, enfrentar as tormentas e manter-se no mercado de trabalho. E, em especial, desenvolver as “soft skill”, ou seja, as competências comportamentais.

Tanto que, segundo pesquisa da Association of Executive Search and Leadership Consultantes (AESC), 51% dos executivos, de mais de 800 entrevistados, afirmaram acreditar no coaching como ferramenta fundamental para continuar relevante para as companhias. Levantamento da International Coach Federation (ICF) revela que o mercado de coaching movimenta US$ 2,3 bilhões, com 53 mil profissionais em todo o mundo. Só em 2016, a contratação desses profissionais no Brasil cresceu 30%.

O Prof. Douglas De Matteu, PhD, afirma que o coaching apresenta uma oportunidade real para desenvolvimento de pessoas e organizações, porém revela que é necessário tomar cuidado para não cair em “armadilhas”, como verificar o histórico da instituição e dos profissionais envolvidos. Numa formação em coaching, por exemplo, há escolas que colocam um número elevado de participantes em cada turma, o que impacta na qualidade do ensino.

“Como professor universitário de carreira internacional com publicação em mais de 28 livros na área de desenvolvimento humano, com metodologia própria e por meio parcerias internacionais, oferecemos uma formação em coaching que verdadeiramente transforma a vida em nível profissional e pessoal com um número reduzido de participantes”, declarou De Matteu, que também representa no Brasil a International School of Business and Coaching (EUA) além de ser CEO do IAPerforma.

O IAPerforma se instalou, em janeiro deste ano, no coração da cidade considerada maior centro de negócios do País. A empresa, que nasceu e se consolidou no Alto Tietê, na região metropolitana de São Paulo, está no número 1.773 da Alameda Santos, no Jardim Paulista, na capital. Especializada em Formação em Coaching, já formou mais 37 turmas e agora expande sua atuação e busca novos parceiros.

O investimento na nova sede vem também com o incremento do portfólio tendo novas tecnologias como aliadas. A empresa passa a oferecer, em 2018, cursos e produtos em plataforma online e uma nova formação de analista comportamental em parceria com a ferramenta SysPersona (EUA).

Segundo o CEO da IAPerforma, com o desenvolvimento da empresa e o crescimento do mercado, chegou o momento de migrar estrategicamente para São Paulo e investir fortemente no que ele chama de “4ª Revolução Industrial”, que são as infindáveis possibilidades que a Internet oferece.

E-books sobre liderança, coaching e cursos online estarão disponíveis no site http://www.iaperfoma.com.br em breve. Vídeos com dicas sobre aprimoramento pessoal e profissional já estão no site e também podem ser conferidos nas redes sociais da empresa.

Na estreia na capital, a IAPerforma ofereceu a formação Coaching com Inteligência Espiritual, que é uma das novas tendências e trabalha o desenvolvimento de potencialidades e a superação de desafios de pessoas e de corporações, respeitando o aspecto espiritualista, mas sem que isso tenha ligação com religião.

As inovações incluem novas técnicas e ferramentas durante as aulas. A formação Professional em Coach e em Leader Coach (para quem ocupa cargo de chefia), que ocorrerá em março em Mogi das Cruzes-SP, já terá como base os novos conceitos. Em março também será ofertado o curso de Master Coach com Inteligência Espiritual, em Campos do Jordão-SP. “A IAPerforma, agora, está no coração de São Paulo, mas continua atendendo o Alto Tietê, todo o Brasil e fora dele, como nos Estados Unidos e no Japão”, ressaltou De Matteu.

Website: http://www.iaperforma.com.br