Com duas turmas por ano, especialista aplica curso online de marketing para psicólogos

Diante da atual situação econômica que o país vive, diversas empresas e profissionais buscam uma boa – ou estável – colocação no mercado. Mesmo em tempos de crise, marketing e propaganda continuam sendo ferramentas eficazes para projetar empresas no mercado. Entretanto, nem todos os profissionais podem fazer uso de tais elementos nos seus “moldes” mais popular (TV, revistas, etc.) como, por exemplo, advogados e médicos – de acordo com os respectivos códigos de ética. Ainda assim, a versatilidade do marketing permite mais do que simplesmente conhecer suas características. Há como absorver seus métodos e adequá-los às mais variadas realidades de trabalho.

O psicólogo Bruno Rodrigues sempre teve facilidade em criar tais métodos, baseado no “marketing 3.0” de Philip Kotler – professor estadunidense considerado um dos “gurus do marketing mundial”. Nos últimos dois anos, ensinou para mais de 600 alunos como fazer o seu próprio marketing pessoal, evitando que muitos desistissem da psicologia por terem seus consultórios vazios. Segundo Rodrigues, sua agenda está sempre cheia e por esse motivo se sentiu motivado a passar adiante o conhecimento sobre marketing no intuito de ajudar novos aspirantes na área.

“Existem muitas formas de se fazer marketing, algumas não combinam com a atuação do profissional de psicologia, por outro lado, existem algumas formas de marketing que parecem que foram criadas especificamente para o psicólogo”, explica Bruno. E justamente este “tipo” de marketing que o profissional ensina para psicólogas e psicólogos que o procuram, “um marketing baseado no conteúdo, no relacionamento com as pessoas, baseado em agregar valor para as pessoas”, enfatiza.

Inovação e ética

Por muitos profissionais se sentirem acuados em fazer o marketing devido ao código de ética da do Conselho Regional de Psicologia, no curso Rodrigues explica formas de divulgar o trabalho de forma eficiente sem ferir os princípios definidos para a profissão. Por meio do marketing, pessoas em busca de atendimento passam a conhecer mais sobre a realidade dos psicólogos, seus desafios, o dia a dia de trabalho, sua linguagem expressa de modo mais acessível, etc. “As pessoas começam a ver valor na profissão e passam a procurar profissionais, pois agora sabem o quanto um psicólogo pode lhes ajudar”, enfatiza o Rodrigues.

De acordo com o profissional, psicólogos que buscam sua consultoria aprendem diferentes formas de atingir seu público-alvo e se tornaram mais conhecidos por meio de palestras gratuitas, de livros, entrevistas em rádios, televisão, sites e blogs. A partir do marketing, os psicólogos passam a produzir conteúdo de qualidade que leve até a população informações relevantes sobre suas práticas.

“Recebo constantemente depoimentos de psicólogos dizendo que o curso mudou suas vidas. A ideia é mostrar ao mundo o seu conhecimento, agregando valor à sociedade e trazendo reconhecimento profissional”, completa o psicólogo.

Para ter saber mais sobre as características do curso oferece, basta acessar o site oficial de Bruno Rodrigues (www.cursosbrunorodrigues.com.br) ou acompanhar as dicas do psicólogo pelo Facebook (www.facebook.com/marketingparapsicologos).