Cenários icônicos e históricos são disputados por empresas na capital paulista

Não é de hoje que lugares históricos e cenários icônicos ganham a preferência de empresas dos mais diversos segmentos buscando firmar sua marca, divulgar seus produtos ou serviços ou mesmo reforçar seu posicionamento no nicho em que atua. Porém nos últimos anos, a opção por escritórios junto a pontos conhecidos ou concorridos têm crescido acima da média.

Um exemplo disso é o Vista Restaurante. Com um cenário deslumbrante o local oferece um panorama que inclui alguns dos principais ícones paulistanos, como o Obelisco e o Parque do Ibirapuera, e se localiza no MAC – Museu de Arte Contemporânea da USP. A casa ocupa a cobertura do edifício, localizada no oitavo andar do prédio que foi projetado por Oscar Niemeyer em 1954.

Outro exemplo é o Café do Pateo. Ele se localiza na primeira construção da cidade de São Paulo – o Pátio do Colégio – erigida em 1554 pelos jesuítas e portugueses que chegaram ao planalto de Piratininga subindo de Santos. O conjunto passou por várias reformas e até demolições nestes séculos que se passaram, e segue sendo um importante patrimônio e ponto turístico da cidade. O local serve até hoje o famoso “Pão do Pateo”, com receita criada a partir da narrativa do Padre Anchieta sobre a alimentação dos jesuítas.

É impossível não citar o Túnel da Avenida 9 de Julho e seu mirante, inaugurado em 1938, a obra fazia parte do projeto do Plano de Avenidas e seguiu uma linguagem arquitetônica diferenciada com elementos Art Déco. Depois de um longo período de quase abandono, o espaço do mirante foi revitalizado, sendo agora ocupado pelo centro cultural Mirante 9 de Julho, que promove a exposição artística, exibição de filmes e outros eventos.

No ano passado, o tradicional largo da Matriz, na Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo, virou cenário da novela “O Tempo Não Para”, da Rede Globo. Os moradores conviviam semanalmente com a presença frequente de atores como Edson Celulari e Milton Gonçalves. O bairro que já era famoso pela gastronomia variada, com comida alemã, nordestina, massas e coxinhas teve o comércio dinamizado e as locações utilizadas para a novela transformaram-se em destinos turísticos.

Recentemente, a Next Seguro Viagem seguiu essa tendência e adotou um dos cenários explorados pela série Black Mirror para instalar seu novo escritório. Black Mirror é uma das mais bem-sucedidas séries da Netflix e consiste em episódios avulsos, com roteiros provocadores sobre tecnologias avançadas num futuro distópico. 

De acordo com Ricardo Mendonça, Diretor Geral da Next, a opção pelo local deu-se durante a pesquisa imobiliária ao observarem o fluxo constante de turistas buscando aquele exato cenário para fazer uma fotografia sacada do mezanino do Edifício Louvre, projetado pelo paulistano João Artacho Jurado na década de 1950. “Com o crescimento de nossa presença no mercado de seguro viagem, precisávamos de um escritório maior. A possibilidade de aliar o requinte deste consagrado edifício com a presença constante dos turistas – que são exatamente nosso público – foi o casamento perfeito! Estamos satisfeitos em oferecer um escritório maior e com uma sacada digna de selfies – parte marcante da cinematografia mundial”.

Website: http://www.nextseguroviagem.com.br