Brasil é o segundo maior produtor mundial no setor de revestimentos

Segundo estudos realizados pelo Congresso Brasileiro de Cerâmica junto a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), o Brasil é o segundo maior produtor de revestimentos cerâmicos e também o segundo maior mercado consumidor do mundo, ficando atrás apenas da China. Nos últimos anos o setor tem alcançado um grande crescimento ultrapassando produtores tradicionais como a Itália e a Espanha.

A produção de revestimentos atingiu em 2010 cerca de 753 milhões de M², um crescimento significativo, divididos em cerâmicas para piso, parede, fachadas e porcelanatos. O mercado de revestimentos conta com cerca de 100 indústrias instaladas em 18 estados do Brasil, embora os polos cerâmicos regionais de Santa Catarina e São Paulo concentrem mais de 80% da produção.

A versatilidade dos revestimentos e pisos acompanha a variedade de produtos no mercado. Entretanto, cada ambiente pode se adaptar melhor a uma categoria desse item decorativo. Os mais populares e mais utilizados são a cerâmica, o porcelanato, o laminado e o vinílico. De acordo com os profissionais, entender as características de cada item, além de reconhecer e saber diferenciar onde aplicá-los na reforma e revestimentos é a melhor maneira de garantir bons resultados.

O sul catarinense, por exemplo, apresenta uma significativa participação nas exportações do país, na economia local. Além disso, também gera milhares de empregos. O setor de revestimentos cerâmicos no Brasil tem a região de Criciúma reconhecida como polos internacionais, nesta região estão as principais indústrias que empregam mais de 5,5 mil ceramistas, conforme o Sindicato das Indústrias de Cerâmica (Sindiceram).

A indústria brasileira para revestimentos vem desde os tempos das fábricas de tijolos e blocos. Durante o século 20 houve a produção de ladrilhos hidráulicos, azulejos, pastilhas cerâmicas e de vidros. Nos anos 70 a indústria ampliou-se com a fabricação de pisos e azulejos, e novas empresas surgiram no mercado trazendo mais opções para o consumidor e aprimorando a área de revestimentos e reformas.

No setor, existem empresas tradicionais que são especializadas em revestimentos como a loja Piso Aqui. A Piso Aqui é uma empresa referência em pisos laminados, vinílicos e porcelanatos de última geração. Além de realizar a venda destes produtos, a Piso Aqui tem como prioridade de trabalho o acompanhamento técnico de cada projeto, até o término das instalações e adequações.