BPP anuncia NFC em todos os seus cartões

A BPP anunciou a migração de todos os cartões que comercializa para a tecnologia NFC (Near Field Communication). O objetivo é que possa oferecer a clientes PJ e pessoa física a tecnologia de múltiplas camadas de segurança, que operam nos bastidores de todas as transações para prevenir a fraude nos pagamentos antes que ela possa acontecer.

O pagamento por aproximação ou também conhecido como contactless, é a tecnologia desenvolvida para realização de pagamentos via crédito ou débito de dispositivos em máquinas compatíveis.

Inclusive, os cartões, pulseiras e relógios da BPP com NFC também poderão ser utilizados para quem faz uso do transporte público de São Paulo que passa a aceitar pagamentos com dispositivos que possuem a tecnologia por aproximação em algumas linhas de ônibus que circulam na cidade. Além disso, os cartões e wearables da BPP também podem ser utilizados no metrô do Rio de Janeiro e até no exterior. Tanto o cartão quanto os wearables da fintech podem ser utilizados para pagamento no metrô de Londres, na Inglaterra.

A BPP emitiu no primeiro semestre de 2019 cerca de 350 mil cartões já com a tecnologia NFC. O boom do contactless aconteceu no mês de junho, com alta de 300% na produção em relação ao mês de maio. A BPP vem investindo de forma constante para oferecer todos seus cartões e wearables com a tecnologia NFC.

O maior número de cartões da fintech segue presente dentro das empresas, nas mãos de colaboradores, ligados a sistemas de gestão da própria BPP. 

Desde o início do segundo semestre, os novos cartões emitidos já passaram a ser entregues com a tecnologia por aproximação. A empresa informa que os cartões em circulação no padrão tradicional, continuam a funcionar normalmente.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o volume de movimentações com cartão de crédito e débito no Brasil deverá crescer 17% este ano e é esperado que as opções contactless representem uma boa parte deste crescimento, aumentando sua participação no geral das transações efetuadas.

Pesquisas apontam que mais de cinco milhões de cartões preparados para o pagamento por aproximação já estejam em circulação em todo o território. Dentro desse ambiente, estima-se que cerca de 82% das máquinas de pagamento já estejam programadas com a tecnologia NFC.

Segundo dados da Statista de 2018, o mercado mundial de NFC gira cerca de US$ 16 bilhões e as estimativas indicam que, em 2024 serão mais de US$ 47 bilhões.

Conforme números divulgados e que constam no relatório da Statista, referente ao primeiro trimestre de 2019, estima-se que o número total de dispositivos NFC deve aumentar dos atuais 2 bilhões em todo o mundo para quase 4 bilhões em 2020, importante ressaltar que, há dois anos, esse número não passava de 760 milhões.

“As soluções tecnológicas eliminam burocracias nas transações financeiras, tornando-as mais práticas e seguras. Estamos caminhando junto com as transformações tecnológicas. A inovação faz parte do DNA da BPP. A partir de agora todos cartões que forem emitidos já contam com a tecnologia por aproximação e garantem mais facilidades aos usuários nas transações”, afirma Alexandre Ferrari, presidente da BPP.

A BPP foi pioneira no lançamento de pulseiras e relógios contactless que ganham cada vez mais o mercado. O mercado de wearables, acessórios com tecnologia digital, está em crescimento. A receita esperada para o segmento, no ano passado, era de US$ 8,3 bilhões. De 2013 a 2018, o setor teve taxa de crescimento anual composta (CAGR) de mais de 17%. A expansão foi de 31,4% nos últimos três meses de 2018.

Website: http://bpp.com.br